Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Grávidas e Covid-19. DGS vai alterar normas o mais depressa possível

08 mai, 2020 - 14:42 • Redação

Graça Freitas deixa uma mensagem de tranquilidade. Sublinha que as grávidas "têm um fator de confiança, que é serem assistidas por médicos e enfermeiros ao longo do seu percurso e que podem afinar coisas que não estejam tão bem na orientação".

A+ / A-

Veja também:


A Direção-Geral da Saúde (DGS) está a preparar uma mudança das normas para as grávidas e para os partos no contexto da atual pandemia de Covid-19.

“Uma das nossas prioridades é a revisão das normas dos partos. Como sabem nós revemos sempre estas normas com outros especialistas. Mas, sim, vamos e estamos obviamente a rever a norma e atentos”, disse a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, na conferência de imprensa de apresentação dos números do novo coronavírus.

Graça Freitas tinha sido questionada porque é que a DGS mantém as orientações contrárias à Organização Mundial de Saúde (OMS) e à Sociedade de Medicina Interna sobre deitar fora leite materno e de não haver contacto de pele com pele entre mãe e bebé.

Em relação a uma data para publicação das novas normas sobre gravidez e partos, a diretora-geral da Saúde afirma que vai ser “a mais breve possível”.

“Apesar de isto ser estranho de dizer, a norma é muito importante, mas as grávidas têm um fator de confiança que é serem assistidas por médicos e enfermeiros ao longo do seu percurso e que podem afinar coisas que não estejam tão bem na orientação. Neste momento, estamos a fazer muitas orientações para o público em geral e para setores de atividade que iniciaram a retoma”, explica Graça Freitas.

Portugal regista 1.114 mortos (são mais nove que na quinta-feira, o número mais baixo, em 24 horas, desde 23 de março) e 27.268 infetados (mais 553, o que equivale a uma subida de 2,1%, a maior desde 25 de abril, e mantém a tendência ascendente dos últimos dias) pelo novo coronavírus, segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS).

Há um total de 220 concelhos portugueses com, pelo menos, três casos confirmados de Covid-19. Barcelos (+46), Vila Verde (+41), Lisboa (+32), Maia (+32), Matosinhos (+29), Gondomar (+29) e Porto (+26) são os concelhos com maior aumento no número de infetados nas últimas 24 horas, segundo a lista da DGS. De acordo com o mesmo documento, 57 municípios registam, pelo menos, mais um caso confirmado de Covid-19.

Lisboa ocupa o topo da tabela com um total 1.700 infetados com o novo coronavírus, seguida de Vila Nova de Gaia (1.445), Porto (1.295) e Matosinhos (1.192). Dos 220 concelhos com pelo menos 3 casos confirmados de Covid-19, 164 não registam aumento no número de infetados face ao dia anterior.

Evolução da Covid-19 em Portugal

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+