Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Dia do Trabalhador. CGTP com ações de rua em 22 localidades

30 abr, 2020 - 22:13 • Celso Paiva Sol

Vai ser um 1º de Maio diferente, também para a Polícia que coordenar a operação de segurança. A esmagadora maioria das iniciativas sindicais são simbólicas, apenas com alguns delegados, mas na Avenida dos Aliados, no Porto, e sobretudo na Alameda Infante D. Henrique, em Lisboa, terão uma expressão mais significativa.

A+ / A-

Uma vez que a UGT abdicou das iniciativas de rua, as forças de segurança prepararam este 1º de Maio apenas com a CGTP, que, mesmo num formato diferente, tem ainda assim ações marcadas para 22 localidades do continente e Madeira. Dezanove em áreas da PSP, e apenas três na área da GNR: Sines, Mangualde e Seia.

A esmagadora maioria das iniciativas são simbólicas, apenas com alguns delegados, mas na Avenida dos Aliados, no Porto, e sobretudo na Alameda Infante D. Henrique, em Lisboa, terão uma expressão mais significativa.

Nestas cidades, está prevista por exemplo a utilização de autocarros e viaturas particulares para transportar delegados sindicais, já devidamente autorizados a cruzar os limites de vários concelhos.

É o caso de Lisboa, que vai receber alguns autocarros vindos do distrito de Setúbal, e de vários concelhos da área metropolitana - tanto da margem Norte, como da margem sul do Tejo.

Às muitas barreiras e operações Stop que vão encontrar pelo caminho, terão que comprovar por um lado o destino, e por outro mostrar que a lotação das viaturas não excede os limites permitidos nestes dias de exceção.

Em qualquer um dos locais, mas em especial na Alameda em Lisboa, será a CGTP a delimitar os espaços de segurança entre pessoas, com fitas e bandeiras, cabendo à polícia garantir que tudo decorre como combinado, e isso inclui não deixar que outras pessoas se juntem a estas ações de rua.

Curiosos ou verdadeiros interessados em juntarem-se às comemorações, desde que não sinalizados pela CGTP, serão convidados a regressar às respetivas residências.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+