Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Notícia Bola Branca

Saiba quais as datas que clubes e Liga projetam para retomar os campeonatos

16 abr, 2020 - 18:15 • José Pedro Pinto

Maioria dos emblemas e Liga Portugal estão de acordo, à data de hoje, e têm consultado regularmente a Direção-Geral de Saúde. Cenário de jogos à porta fechada pode durar mais do que o previsto e serão realizados milhares de testes de despistagem da Covid-19 assim que as competições forem retomadas.

A+ / A-

Veja também:


A maioria dos clubes e a Liga Portugal, em constante contacto com a Direção-Geral da Saúde (DGS), já têm datas previstas para a retoma dos campeonatos da Primeira e Segunda Ligas com o objetivo de concluir a presente época, sempre e quando a pandemia da Covid-19 se mantenha estável e controlada, como tem vindo a acontecer.

Bola Branca sabe que, à data de hoje, há dois períodos temporais para encaixar as 10 jornadas que restam, desde a suspensão dos campeonatos a 12 de março.

A saber: o futebol profissional pode regressar a 14 ou 21 de junho e prolongar-se-à por seis semanas. Se os campeonatos forem retomados a 14, um domingo, estendem-se até 26 de julho. Se a data de recomeço for 21 de junho, haverá jogos até 2 de agosto.

Ou seja, seis semanas de competição condensada para acabar a época. Nesse período, clubes e Liga acordaram igualmente que em duas semanas haverá jogos ao domingo e à quarta-feira e que nas restantes quatro semanas só se jogará ao fim-de-semana.

Jogos à porta fechada podem ser realidade até ao final do ano civil

Em relação aos jogos à porta fechada, tal como o diário desportivo Record avançou esta quinta-feira: não haverá público nas bancadas até ao final da presente época, quando for retomada.

Bola Branca apurou igualmente que em cima da mesa está a forte probabilidade de os jogos continuarem à porta fechada na próxima temporada e que essa contingência pode ir até ao final do ano civil. Este cenário prende-se com a ameaça de uma segunda vaga da Covid-19 que está a ser projetada para o outono.

Entre 1000 e 2000 testes de despistagem 48 horas antes de cada jornada

A contenção do novo coronavírus também não está descurada e Bola Branca está em condições de avançar que a projeção feita por clubes e Liga Portugal passa por realizar entre 1000 e 2000 testes 48 horas antes de cada jornada. Serão controlados jogadores, equipas técnicas e de arbitragem e demais staff dos clubes a uma média de 100 intervenientes por cada jogo das Primeira e Segunda Ligas.

Tudo isto está a ser coordenado com o Governo e com a DGS, que terão a palavra final sobre a retoma da atividade desportiva.

Ainda assim, todo este princípio de acordo não é unânime. Clubes como Marítimo, Paços de Ferreira, Portimonense e Desportivo das Aves já expressaram sérias reservas quanto ao regresso dos campeonatos esta temporada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+