Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus. Coordenador de capelães prisionais pede atenção particular a reclusos colocados em liberdade

14 abr, 2020 - 22:33 • Henrique Cunha

O padre João Gonçalves lembra que alguns dos reclusos libertados podem não dispor de imediato de condições para uma vida digna em liberdade.

A+ / A-

Veja também:


O padre João Gonçalves, coordenador dos capelães prisionais, pede a todos os capelães, voluntários e colaboradores, para "estarem atentos aqueles que saem das prisões" ou que "acabam por ir parar à sua área de residência".

O sacerdote considera fundamental muita atenção "às necessidades dos reclusos e, em particular, às necessidades de alojamento e alimentação".

O padre João Gonçalves revela que "quando soubemos que isto ia acontecer", que iria haver um processo de libertação de reclusos por razões de saúde pública; a coordenação nacional "fez uma comunicação por escrito a todos os capelães, voluntários e colaboradores para que estejam atentos aqueles que saem das suas prisões" e que "percebam se eles tem alguma dificuldade para que possam dar a melhor resposta".

O coordenador dos capelães hospitalares lembra que alguns dos reclusos libertados podem não dispor de imediato de condições para uma vida digna em liberdade. "Alguns podem não ter, ou a capacidade de dinheiro para a viagem, ou até o necessário acolhimento da família", refere o sacerdote que por outro lado alerta também para o facto de "a pessoa muitas vezes saber às seis horas que às sete vai sair da cadeia, e às vezes não há tempo para os contactos com a família, com a junta de freguesia".

Neste processo de reintegração, o padre João Gonçalves pede também a colaboração dos responsáveis pelas cadeias "para que ninguém fique privado de ajuda" e adianta que a própria sociedade deve ser chamada a ajudar.

Nas palavras do sacerdote "a sociedade tem que se sentir mobilizada para com estas pessoas que saíram da cadeia e que estão com dificuldades por diversas razões" e lembra que "pode haver aqui algum problema concreto, como por exemplo a possibilidade de algum recluso precisar de um determinado medicamento que estava a tomar e a sociedade tem de estar muito atenta a esta dimensão da nossa vida nacional".

A coordenação da Pastoral Penitenciaria considera "uma boa iniciativa a libertação de alguns detidos", o que "alivia o número de pessoas nas prisões, ao mesmo tempo que se reconhece que algumas pessoas que estão detidas podem antes do final do tempo de cumprimento de pena saírem em liberdade”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+