Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Campeonato de Portugal

Capitães agradecem esforço da FPF, mas "play-off" a 16 ajudará a pagar salários

14 abr, 2020 - 19:09 • João Fonseca

Rafael Castanheira, capitão do Alverca, espera que a proposta de um playoff a 16 equipas, apresentada à FPF, seja aceite para minimizar impacto financeiro, aos jogadores, às suas famílias e aos clubes.

A+ / A-

Veja também:


Rafael Castanheira é o capitão do Alverca e um dos signatários da proposta entregue na Federação Portuguesa de Futebol, com vista ao alargamento para 16 equipas de um eventual "play-off" de subida de divisão.

Este seria, do ponto de vista dos atletas, uma preciosa ajuda ao futebol não profissional e que iria reforçar o apoio dado pela iniciativa proposta por Cristiano Ronaldo aos seus colegas de seleção.

De capitão para capitão, Rafa mostra-se grato e atira que é de louvar "o exemplo" dado pelo maior símbolo da atualidade no futebol português, fazendo votos para que esta ação, tenha seguimento na decisão federativa e que desse modo permita dar "estabilidade financeira a algumas famílias".

O médio reconhece e defende que a "saúde está primeiro", mas desde que estejam reunidas condições é preciso olhar para a "justiça e para a verdade desportiva". Aponta o capitão do emblema ribatejano que ainda "ninguém ouviu jogadores e capitães" e que será a estes que a medida pode atingir com mais força.

Desde logo, a ausência de receitas, apesar dos apoios já anunciados pela FPF e a quem os atletas "estão agradecidos", que irão atingir aqueles estão nas divisões amadoras, que "vivem do futebol" e com remunerações muito longe da realidade do desporto profissional.

Colocando até em causa certos projetos desportivos, como já anunciado por responsáveis de alguns clubes, onde se inclui o próprio Alverca.

"Minimizar" e evitar que haja "equipas prejudicadas" por uma medida que entendem não ser justa, foi o mote para que os emblemas classificados em terceiro e quarto lugar se juntassem e apresentassem uma proposta. Rafael Castanheira apela aos dirigentes federativos que pesem os pratos da balança e tomem "a melhor decisão".

A paragem deu-se a nove jornadas do final do campeonato de Portugal, com 27 pontos em disputa. Por isso, capitão do Alverca não atira a toalha ao chão e assegura que ainda "são candidatos", acrescentando que teriam pela frente "dois confrontos diretos", fora de casa, onde têm um registo imaculado, sem derrotas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+