A+ / A-

porto

Bispo elogia "cireneus" da atualidade, que ajudam os outros a superar as dificuldades

12 abr, 2020 - 12:30 • Ecclesia

“Vós que ajudais a levar a cruz de tantos, tende a certeza de que também participais da alegria emocionante desta Páscoa florida”, disse D. Manuel Linda.

A+ / A-

O bispo do Porto, D. Manuel Linda, saudou, este domingo, todos os que ajudam os outros a superar as dificuldades da vida, em particular da atual pandemia de Covid-19, comparando-os à figura que, segundo os Evangelhos, ajudou Jesus a levar a cruz.

Na Missa de Páscoa, a que presidiu na igreja São Lourenço, conhecida no Porto como "dos Grilos", D. Manuel Linda prestou homenagem aos “cireneus da atualidade, pessoal de saúde, forças de socorro e segurança, trabalhadores e responsáveis das instituições de assistência, autarcas e outros dirigentes sociais”.

“Vós que ajudais a levar a cruz de tantos, tende a certeza de que também participais da alegria emocionante desta Páscoa florida”, acrescentou.

O bispo do Porto afirmou que a fé na ressurreição de Jesus passa pelo “coração”, por dizer respeito a uma pessoa e não a uma “doutrina”.

“O centro do Evangelho é a ressurreição de Cristo. Acreditai nela! Mas para acreditar, é preciso amar o mesmo Cristo: para crer, antes, é preciso querer. Disponde os vossos corações ao amor, pois só aí pode germinar a fé”, apelou.

Após a Missa, D. Manuel Linda quis abençoar a diocese e o país, desde o tabuleiro superior da Ponte D. Luís, recuperando a tradição da "Procissão da Ressurreição".

No momento da bênção foram recordados os que morreram na pandemia, os doentes de Covid-19 e suas famílias, os profissionais de saúde e dos lares de idosos, rezando pela “graça de, brevemente, poder regressar à vida normal”.

Bispo do Porto abençoa a cidade a partir da ponte Luiz I, em dia de Páscoa sem compasso
Bispo do Porto abençoa a cidade a partir da ponte Luiz I, em dia de Páscoa sem compasso
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+