Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo fez teste serológico ao coronavírus e não está imunizado

07 abr, 2020 - 11:44 • Redação com Lusa

Presidente da República manifesta-se contra "uma descompressão durante o mês de abril" e fala da relação "otimista" com António Costa em tempo de pandemia.

A+ / A-

Marcelo Rebelo de Sousa fez um dos testes serológicos para detetar a presença de anticorpos para o novo coronavírus e não está imunizado.

"Depois da quarentena, fiz agora há poucos dias um teste dos novos que chegaram de imunidade, que já é de uma nova geração, os chamados testes serológicos. Não estou imunizado, porque não tive nenhum contacto com nenhum portador de Covid-19. O que é uma ironia, porque se havia pessoa que contactava de próximo com os portugueses, nas semanas anteriores, era eu. Pois não tive nenhum contacto com ninguém com Covid-19", revelou o Presidente da República, em entrevista à "Antena 1", transmitida esta terça-feira.

Numa eventual situação de infeção, desta vez, Marcelo ficará isolado no Palácio de Belém. A experiência de quarentena em casa "mostrou que é inoperacional", desde logo, pelas condições de comunicação.

"É, de facto, muito limitativo, como se viu pelas minhas comunicações por Skype para o exterior; é dramático", observou o chefe de Estado. Marcelo referiu que o primeiro-ministro, António Costa, também já o informou que, caso tenha de se isolar, ficará em São Bento. Informação, aliás, avançada pela Renascença, em tempo oportuno.

Quanto à situação do país, o Presidente da República manifestou-se contra "uma descompressão durante o mês de abril", em que o estado de emergência vigora até ao dia 17. Porém, deixou em aberto se "no mês de abril a compressão tem de ser toda igual, sim ou não".

"Isso é uma coisa que será apreciada quando terminar este período de renovação do estado de emergência. Veremos", declarou.

Otimismo nas relações, mas não na doença


Sobre o seu relacionamento com o primeiro-ministro, Marcelo Rebelo de Sousa disse que falavam "praticamente todos os dias e às vezes mais de uma vez por dia" e que agora "até se multiplicou o ritmo": "É um relacionamento que mantém um bom tónus optimista."

Interrogado se ainda descreve António Costa como um "otimista irritante", Marcelo retorquiu que "ele ainda de vez em quando gosta de lembrar que é um otimista, mesmo nas situações mais difíceis".

No entender do chefe de Estado, a evolução da crise sanitária em Portugal "permite uma expectativa moderada positiva".

"Eu não uso a palavra otimista, porque acho que isso é dar péssimas ideias aos portugueses e a pior coisa que podia haver era uma recaída. Como em tudo na vida, também na saúde, as recaídas são sempre piores do que as doenças iniciais, portanto, temos de evitar a recaída", vincou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • VITOR
    07 abr, 2020 PORTO 17:36
    Este julga que é mais do que os outros!!! Resguarde-se e tenha cuidado!

Destaques V+