Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal

Veja quantos casos de Covid-19 há por concelho. Registam-se três novas entradas na lista da DGS

05 abr, 2020 - 13:39 • Sofia Freitas Moreira

Dados da Direção-Geral da Saúde revelam apenas 78% dos casos notificados, por falta de "informação fidedigna". Moimenta da Beira, Terras de Bouro e Vila Flor são os três concelhos que, este domingo, se juntam à lista da DGS.

A+ / A-

Dados divulgados este domingo, no boletim epidemiológico diário da Direção-Geral da Saúde (DGS), revelam que há 162 concelhos portugueses com, pelo menos, três casos confirmados de Covid-19.

Lisboa continua a ocupar o topo da tabela com 681 casos confirmados, seguida do Porto com 660, Vila Nova de Gaia com 499 e Gondomar com 478. A ordem é igual à que foi divulgada no dia anterior.

Os concelhos de Vila Nova de Gaia (499) e Gondomar (478) somam o maior número de novos casos confirmados, nas últimas 24 horas, com 31 novos infetados cada. Segue-se Lisboa, com 27 novos casos.

À lista da DGS juntam-se três novos municípios, com três casos confirmados cada um: Moimenta da Beira, Terras de Bouro e Vila Flor.

A partir da última terça-feira, e mesmo sabendo que a contabilização não será relativa ao total dos casos – nem acompanhará em simultâneo os dados reportados pelas autarquias - a DGS passou a disponibilizar apenas dados do SINAVE, sistema nacional de vigilância epidemiológica.

Este domingo, subiu para 295 o número de mortos provocados pelo novo coronavírus. O boletim diário da Direção-Geral de Saúde revela ainda que Portugal tem agora 11.278 infetados.

O relatório da situação epidemiológica, com dados atualizados até às 24h00 de sábado, indica que a região Norte é a que regista o maior número de mortes (158), seguida da região Centro (72), da região de Lisboa e Vale do Tejo (58) e do Algarve (7).

Das 295 mortes registadas, 190 tinham mais de 80 anos, 66 tinham idades entre os 70 e os 79 anos, 27 entre os 60 e os 69 anos, oito entre os 50 e os 59 anos e quatro óbitos entre os 40 aos 49 anos.

Os dados da DGS mostram que 4.962 aguardam o resultados das análises e mais de 23 mil pessoas estão sob vigilância das autoridades de saúde.

Este relatório revela ainda que 1.084 pessoas estão internadas, das quais 267 estão nos cuidados intensivos. Há 70.130 casos em que o resultado dos testes foi negativo e mantém, em relação a sábado, o número de doentes recuperados: 75.

Segundo a DGS, 60% dos doentes positivos ao novo coronavírus apresentam como sintomas tosse, 46% febre, 32% dores musculares, 29% cefaleia, 25% fraqueza generalizada e 17% dificuldade respiratória. Esta informação refere-se a 77% dos casos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+