Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Violência, fome e falta de material de proteção marcam primeiros dias de quarentena na Índia

31 mar, 2020 - 09:36 • Sofia Freitas Moreira , com agências

Ainda não terminou a primeira das três semanas da quarentena obrigatória e já há relatos de violência e desemprego em massa. O medo da fome domina a população, há médicos obrigados a usarem capas de chuva e capacetes para se protegerem do novo coronavírus e grupos de emigrantes são regados com lixívia à entrada no país.

A+ / A-

O estado indiano de Uttar Pradesh tem sido alvo de polémicas, depois de um grupo de emigrantes ter sido regado com desinfetante à base de lixívia, quando tentavam regressar ao país.

Um vídeo partilhado nas redes sociais mostra três pessoas, vestidas com fatos de proteção, a pulverizar os trabalhadores indianos sentados no chão com o líquido, que, normalmente, é usado na desinfeção de transportes públicos.

Ashok Gautam, um agente de autoridade sénior de Uttar Pradesh, conta à CNN que cerca de cinco mil pessoas foram “publicamente pulverizadas” à chegada ao país, antes de serem autorizados a dispersar.

“Pulverizamos estas pessoas como parte das medidas de higiene a ter. Não queremos que sejam portadoras do vírus, que pode estar agarrado às suas roupas”.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os desinfetantes químicos resultam em superfícies, mas podem ser perigosos quando utilizados em pessoas. A Organização alerta ainda que limpar a pele com desinfetantes não mata o vírus, caso este já se encontre no corpo.

Paus e varas para controlar população

Depois de o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, ter decretado, na passada quarta-feira, quarentena obrigatória para a população do país, milhares de pessoas começaram a tentar fugir, em desespero, das principais cidades para as aldeias. Fogem à fome, não ao vírus.

Durante o fim-de-semana foram vários os relatos de violência em estações de autocarros por todo o país, com centenas de pessoas a lutarem por um lugar vago. Vários agentes policiais chegaram a recorrer a paus e varas para punir quem desrespeitasse as normas do distanciamento social imposto esta semana.

Capas de chuva e capacetes protegem médicos do vírus

No início desta semana, chegaram relatos de falta de material de proteção para os profissionais de saúde indianos. Alguns médicos estão a ser obrigados a usar capas de chuva e capacetes para se protegerem do contágio de Covid-19, relata a Reuters.

O primeiro-ministro do país disse, na segunda-feira, que a Índia estava a tentar comprar material de proteção à Coreia do Sul e à China.

Até ao momento, a Índia regista 1.251 casos confirmados de infeção pela Covid-19, 32 pessoas morreram e 102 já recuperaram.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+