Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

Boris Johnson avisa que o SNS britânico pode ficar "sobrecarregado" como o italiano

22 mar, 2020 - 08:42 • Redação com Reuters

Primeiro-ministro alerta que o Reino Unido, que regista 233 mortes devido à Covid-19, está "apenas duas ou três semanas" atrás de Itália.

A+ / A-

O primeiro-ministro do Reino Unido avisa que o sistema nacional de saúde britânico (NHS) pode ficar "sobrecarregado" pela pandemia do novo coronavírus, como o italiano, face ao crescente número de vítimas mortais.

Em Itália, a situação é dramática, com quase 5.000 mortes. No Reino Unido, onde a pandemia chegou mais tarde, o registo já é de 233. Em declarações à imprensa britânica, Boris Johnson pediu aos cidadãos que fiquem em casa, de modo a impedir a propagação do vírus.

"Os números são muito severos e continuam a acelerar. Estamos apenas duas ou três semanas atrás da Itália. A não ser que ajamos juntos, a não ser que façamos um esforço nacional heróico e coletivo para parar a propagação, então é demasiado provável que o nosso próprio NHS fique sobrecarregado", declarou.

Medidas mais duras na última semana


Segundo o governante, a incapacidade de resposta dos italianos à pandemia da Covid-19 não é por falta de qualidade.

"Os italianos têm um sistema nacional de saúde soberbo e, mesmo assim, os seus médicos e enfermeiros têm sido completamente sobrecarregados pela procura."

Na última semana, o Governo do Reino Unido intensificou a resposta à Covid-19, com o encerramento de escolas, bares e restaurantes. Johnson também pediu às pessoas que evitem interações sociais desnecessárias, para que o NHS consiga lidar com a pandemia, e apelaram ao milhão e meio de pessoas identificadas como mais vulneráveis para que fiquem em casa.

No sábado, o NHS chegou a acordo com o setor hospitalar privado, garantindo mais ventiladores e um milhar de camas e "staff" médico extra, para a partir da próxima semana.

O Reino Unido contabiliza 5.018 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus e 233 mortes.

O governo de Itália decidiu encerrar, temporariamente, todas as atividades produtivas, exceto as que são essenciais para os cidadãos, numa tentativa de conter a propagação do novo coronavírus.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+