Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Dez utentes de lar em Belas no concelho de Sintra infetados com coronavírus

21 mar, 2020 - 20:08 • Lusa

Presidente da autarquia diz que “a situação está controlada”. Pela Casa de Saúde da Idanha, das Irmãs Hospitaleiras, passam todos os dias “cerca de mil pessoas”.

A+ / A-

Veja também:


Dez utentes da Casa de Saúde da Idanha, em Belas, concelho de Sintra, estão infetados com o novo coronavírus, que causa a doença Covid-19, disse este sábado à Lusa o presidente daquela autarquia, salientando que “a situação está controlada”.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, em declarações à agência Lusa, naquele concelho estavam registados, até perto das 19:30 de hoje, “20 casos, dos quais dez estão neste lar”, Casa de Saúde da Idanha, das Irmãs Hospitaleiras, “que estava já a ser monitorizado pela Câmara, com as entidades de saúde”.

O autarca explicou que foram primeiro detetados dois casos suspeitos e “assim que se soube que era oficial, imediatamente se fez análises aos utentes todos e aos trabalhadores”.

Por aquele lar, onde vivem algumas pessoas e onde outras se deslocam diariamente para consultas, passam todos os dias “cerca de mil pessoas”.

“Logo que soubemos que havia duas pessoas infetadas, fizemos um desinfestação total do lar. Neste momento a situação está controlada e estamos a acompanhá-la”, referiu.

Evolução do coronavírus em Portugal

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • FIlipe
    22 mar, 2020 évora 00:21
    É uma catástrofe Nacional mandarem infetados tratarem-se em casa , pois preocupados de início com poucos quartos de pressão negativa em Portugal , então em casa vão espalhar o vírus por todo olado , por mais cuidado que tenham . Essa de terem janelas abertas ainda pior , pois basta tossir junto a uma janela aberta para que o vírus de propague para o andar em baixo ou pedras da calçada , pois vai manter-se vivo por horas até as gotículas contaminas aderirem a outro cliente . Deviam sim ter isolado todos os infetados em pavilhões , como ginásios , meo altice , pavilhão super bock ... criando neles camas e conforto durante os 14 dias para os casos menos graves . Ao irem para casa lembrem-se que estão a contribuir para espalhar o vírus pela população , já que os quartos não são estanques . Uma vergonha e sabem quantos edifícios abandonados do Estado tem capacidade para isto , incluindo pavilhões das unidades militares em Portugal ? São centenas ... por todo o lado . Não precisavam de espalhar a doença em Portugal , a DGS falhou !

Destaques V+