Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

Profissionais de saúde, bombeiros e polícias com horários especiais nos supermercados

20 mar, 2020 - 12:57 • Lusa

A DGS elevou esta sexta-feira o número de casos confirmados de infeção para 1.020, mais 235 do que na quinta-feira.

A+ / A-

Vários supermercados estão a disponibilizar horário de atendimento exclusivo para profissionais de saúde, bombeiros e forças de segurança e atendimento privilegiado para maiores de 65 anos, face à pandemia Covid-19.

Na terça-feira a cadeia de supermercados alemã ALDI e os hipermercados E.leclerc decidiram criar horários exclusivos para os profissionais de saúde, bombeiros e forças de segurança.

A estes dois juntam-se agora as cadeias Lidl e El Corte Inglês.

Em resposta à agência Lusa a Lidl explica que a partir de hoje e em qualquer uma das 258 lojas em Portugal continental, irá ser disponibilizada uma hora de acesso privilegiado: 30 minutos antes do horário de abertura e entre as 19h00 e as 19h30 (30 minutos após o horário de fecho).

Este acesso é exclusivo para forças de segurança pública, proteção civil, bombeiros e profissionais de saúde.

O acesso às lojas continuará a ser feito de forma restrita, estando limitado o número de clientes em função da área de venda de cada loja.

Esta cadeia alemã de supermercados indicou também o reforço de equipas nas suas lojas e entrepostos, de norte a sul, anunciando a contratação de 500 colaboradores e a implementação de um conjunto de medida para reforçar a segurança dos colaboradores.

Por outro lado, adianta a marca em nota de imprensa enviada à Lusa, os clientes estão a ser também sensibilizados para a adoção de boas práticas, apelando não só ao respeito por todos, como à manutenção de distância de segurança e ao pagamento por Contacless ou MB Way, em vez de dinheiro.

A cadeia El Corte Inglês também anunciou a criação de horários exclusivos para profissionais de saúde, bombeiros e forças de segurança e atendimento privilegiado para maiores de 65 anos.

Os supermercados deste grupo estão abertos ao público em geral entre as 10h00 e as 19h00, mas os grandes armazéns de Lisboa e Gaia estão parcialmente encerrados, mantendo-se apenas em funcionamento as áreas de informática, telecomunicações e alimentação para animais, além dos supermercados e dos espaços saúde.

Uma hora antes da abertura ao público os supermercados atendem em exclusivo profissionais da área de saúde, forças de segurança, proteção civil e pessoas de idade superior a 65 anos ou de especial vulnerabilidade.

Por outro lado, adianta o El Corte Inglês, serão assegurados os seus serviços de entregas ao domicílio e de recolhas no parque como é o caso do 'Click & Car', sendo possível as compras através da loja online.

A cadeia de supermercados Aldi, decidiu que os profissionais de saúde, bombeiros e forças de segurança poderiam fazer as suas compras entre as 9h00 e as 10h00, todos os dias, mediante a apresentação de um comprovativo profissional.

Os hipermercados E.leclerc anunciaram, em comunicado, que devido à crise gerada pela Covid-19 estão abertos entre as 8h00 e as 9h00 em exclusivo para atender elementos das forças de segurança, bombeiros e profissionais de saúde, que têm ao seus dispor as caixas de pagamento automático.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 250 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 10.400 morreram. Das pessoas infetadas, mais de 89.000 recuperaram da doença.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou esta sexta-feira o número de casos confirmados de infeção para 1.020, mais 235 do que na quinta-feira.

O número de mortos no país subiu para seis.

Coronavírus. Como lavar as mãos para evitar contágios, em 10 passos
Coronavírus. Como lavar as mãos para evitar contágios, em 10 passos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • omemvenus uomem
    20 mar, 2020 15:26
    A pois coronavirus , culpa da.UE fronteira abertas livre trânsito a desgraça quando não existe control

Destaques V+