Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Com 43% dos atletas por apurar, João Rodrigues questiona viabilidade dos Jogos Olímpicos

18 mar, 2020 - 13:45 • Rui Viegas

O presidente do Comissão de Atletas nacionais e antigo velejador considera que não estão reunidas as condições para a realização dos Jogos de Tóquio 2020 com a devida justiça. E fala em preparação portuguesa "por água abaixo".

A+ / A-

João Rodrigues, ex-velejador e atual presidente da Comissão de Atletas Olímpicos em Portugal, questiona como é possível manter a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio para 2020, quando quase metade dos atletas a nível mundial ainda não estão apurados e as provas de qualificação encontram-se suspensas devido à pandemia do novo coronavírus.

O Comité Olímpico Internacional (COI) reuniu-se, esta quarta-feira de manhã, por teleconferência, com os Comités nacionais, e decidiu manter a competição para Tóquio, para julho e agosto. Todavia, em entrevista a Bola Branca, João Rodrigues aponta que não estão reunidas as condições necessárias para a realização dos Jogos.

"43% dos atletas mundiais, onde se incluem portugueses bem conhecidos do público em geral, não estão qualificados e os torneios e provas de apuramento olímpicas foram adiados ou deslocados. Estamos, no fundo, a empurrar esta questão para a frente. E se não há provas e 43% dos atletas não estão qualificados, como é que os Jogos poderão ser realizados?", interroga.

O antigo atleta olímpico apresenta mais argumentos para justificar que, se não houver adiamento dos Jogos, a competição será desigual e injusta:

"A China, aparentemente, está a conseguir sair desta crise, mas tem uma diferença de três, quatro meses em relação a outros, como os países da América do Sul ou do Norte, que só agora estão a entrar no processo. E esses não estarão nas condições de participar nos Jogos com a mesma justiça que aqueles que já recuperaram, como os países da Ásia."

Coronavírus: Evolução diária em Portugal

Preparação portuguesa foi "por água abaixo"


Nestas declarações a Bola Branca, e olhando apenas para o caso nacional, João Rodrigues dá conta de treinos muito limitados, em face das restrições.

"Praticamente todas a instalações desportivas estão encerradas e os atletas têm tentado encontrar outras soluções. Todo o processo de treino delineado foi por água abaixo. Porém, isto é um desafio e os atletas terão que encontrar estratégias para diminuir o impacto que isto pode ter na sua preparação", termina.

A Direção-Geral de Saúde atualizou, esta quarta-feira, o número oficial de infetados com o novo coronavírus para 642. Há, ainda, duas mortes devido à Covid-19.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+