Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Gaza é o único ponto do Médio Oriente livre de coronavírus até agora

19 mar, 2020 - 19:47 • Agência Lusa

O enclave palestiniano, com condições de saúde precárias e uma economia arruinada pelo bloqueio imposto por Israel desde 2007, ainda não registou casos positivos do novo coronavírus.

A+ / A-

Veja mais:


Com mais de 200.000 contagiados e 160 países afetados pela Covid-19 no mundo e com os seus vizinhos Egito e Israel atingidos, Gaza é o único ponto do Médio Oriente que se mantém até agora livre do vírus.

O enclave palestiniano, com condições de saúde precárias e uma economia arruinada pelo bloqueio imposto por Israel desde 2007, ainda não registou casos positivos do novo coronavírus.

Segundo os dados oficiais, Israel tem mais de meio milhar de contagiados, o território palestiniano ocupado da Cisjordânia tem perto de 50 e o Egito regista quase 200 casos.

As autoridades de saúde da Faixa de Gaza, governada pelo movimento radical Hamas, ativaram rigorosas medidas de prevenção para conter a doença e evitar a sua propagação entre os dois milhões de habitantes do território com grande densidade demográfica.

O porta-voz do Ministério da Saúde local, Ashraf al-Qedra, disse que as principais vias por onde poderia entrar o vírus são as passagens fronteiriças de Erez (com Israel) e Rafah (com a península egípcia do Sinai).

Como precaução foram encerradas no passado domingo, embora já estivessem limitadas a pessoas com autorizações especiais devido ao bloqueio ao enclave.

Além disso, as autoridades puseram numa quarentena de 14 dias cerca de 5.000 habitantes de Gaza que regressaram ao território nas últimas duas semanas.

Cerca de 2.000 estão em várias instalações escolares e o resto está em isolamento na sua habitação.

Também foram isoladas cerca de 80 pessoas com problemas cardíacos, cancro ou maiores de 60 anos que se deslocaram recentemente ao estrangeiro para receber tratamento médico.

As autoridades de saúde instalaram igualmente um hospital de campanha perto da passagem fronteiriça de Rafah com 30 camas, uma unidade de cuidados intensivos e pessoal médico equipado, em caso de necessidade.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) enviou na quarta-feira centenas de “kits” de testes e equipamento de proteção, numa operação coordenada com as autoridades israelitas.

“Em Gaza, o deteriorado sistema de saúde poderia ver-se rapidamente sobrecarregado se houvesse um surto de Covid-19”, o que poderia levar a uma “situação muito perigosa”, disse à agência noticiosa espanhola EFE uma porta-voz no terreno da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF).

Foram ainda encerradas escolas e universidades até ao final do mês, mas a vida quotidiana na faixa segue o seu curso com mercados, lojas, escritórios e bancos abertos, embora nos locais de trabalho se tomem precauções higiénicas para prevenir o contágio, disse à EFE Reema Masri, uma habitante de Gaza.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 220 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 8.900 morreram.

Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+