Emissão Renascença | Ouvir Online
Fernando Medina-João Taborda da Gama
O presidente da Câmara de Lisboa e um professor universitário (especialista em direito fiscal) a viver na capital olham para os principais temas da atualidade.
A+ / A-
Arquivo

F. Medina

“Economia a funcionar é essencial para vencermos” a batalha do coronavírus

19 mar, 2020 • Marta Grosso , Miguel Coelho (moderação do debate)


Fernando Medina e João Taborda da Gama analisam o estado de emergência que vai vigorar entre esta quinta-feira e dia 2 de abril.

A economia não pode parar, avisa o presidente da Câmara de Lisboa no espaço de comentário do programa As Três da Manhã.

“A paragem completa do país para se vencer a crise é uma abordagem errada”, afirma Fernando Medina, alertando que daqui a algum tempo poderemos precisar de serviços que entretanto deixaram de estar disponíveis.

“Não há contradição entre economia e defesa da saúde pública”, sublinha o autarca. “Ter a economia a funcionar é essencial para vencermos esta batalha”, reforça, considerando que o estado de emergência traz consigo o “grande desafio coletivo” de manter a económica a funcionar.

João Taborda da Gama, que assina este espaço de comentário com Fernando Medina, concorda e lembra que “o estado de emergência também permite obrigar empresas e setores a continuar a laborar”.

Por agora, assiste-se já a uma reorganização da economia e dos serviços, com muitas compras via internet. Mas, porque estes canais também estão a ficar entupidos, é importante criar plataformas de distribuição de bens e “as regras de entrega em casa de medicamentos têm de ser flexibilizadas”, sublinha Taborda da Gama.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • VITOR GOMES
    19 mar, 2020 PORTO 19:24
    Dr. Fernando Medina, tem toda a razão! Não se morre da cura, vai-se morrer da doença. A economia e os postos de trabalho não podem parar. Há doenças que sazonalmente matam muito mais. A DGS que não se esqueça de imensos problemas de saúde fatais.........