A+ / A-

Governo dilata prazo de validade de documentos já expirados

17 mar, 2020 - 09:29 • Fátima Casanova

Esta medida aplica-se a um conjunto de documentos, entre eles, o cartão de cidadão e a carta de condução.

A+ / A-

O Governo decidiu alargar o período de validade de documentos, no âmbito das medidas extraordinárias de resposta à situação de pandemia. Os documentos que expiravam até 24 de fevereiro, continuam válidos até 30 de junho.

Esta medida aplica-se a um conjunto de documentos, entre eles, o cartão de cidadão e a carta de condução.

Tendo em conta o contexto atual e para dar resposta às necessidades dos cidadãos, o governo determinou alargar o período de validade de alguns documentos. Agora são considerados como válidos, até 30 de junho, documentos que expiravam até 24 de fevereiro (anteriormente a data era 9 março).

Entre esses documentos, estão o cartão de cidadão, o registo criminal, carta de condução, certidões, documentos e vistos relativos à permanência em território nacional.

Uma informação que foi atualizada no portal eportugal.gov.pt

Precisamente porque vivemos num tempo novo, e no contexto atual de medidas extraordinárias para resposta à situação epidemiológica do coronavírus/Covid-19, é recomendado que os cidadãos utilizem os canais digitais/ internet e telefónicos para acesso a serviços públicos.

Consultando este portal, pode clicar em todos os serviços e de imediato aparece a listagem do que se pode fazer online. São centenas e centenas de serviços públicos, que estão disponíveis.

Para quem não esteja muito à vontade com as novas tecnologias há duas linhas de atendimento: uma para cidadãos: 300 003 990 e outra para empresas: 00 003 980

O objetivo é evitar deslocações. De recordar que desde esta segunda-feira, dia 16, só há atendimento ao público com agendamento prévio e para atos urgentes. Nessas circunstâncias, o pagamento é feito obrigatoriamente com cartão, para evitar a passagem do dinheiro de mão em mão.

Neste portal estão disponíveis muitas outras informações relativas ao Instituto de Emprego e Formação Profissional, Autoridade Tributária ou Instituto da Mobilidade e dos Transportes.

Operadores de telecomunicações oferecem dados

Nestes dias que se querem digitais, as operadoras de telecomunicações vão oferecer 10 gigabytes de dados aos seus clientes de serviço móvel, sejam particulares ou empresariais. Para tal, devem subscrever a oferta através da aplicação de cliente ou do site.

O período para o fazer começa justamente hoje e decorre até 30 de março. A oferta dos 10 GB de dados será válida pelo período de 30 dias a partir da data de subscrição.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+