A+ / A-

Coronavírus

Paralisação total do futebol europeu até setembro é cenário "em cima da mesa"

13 mar, 2020 - 22:29 • João Paulo Ribeiro

Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato dos Jogadores de Futebol, admite que a pior das hipóteses é possível,

A+ / A-

O presidente do sindicato dos jogadores acredita que a paralisação do futebol europeu até setembro é um cenário possível devido à pandemia do novo coronavírus.

"Seguramente estará em cima da mesa. Mesmo que, dentro de dois meses, a situação volte ao normal no que diz respeito a esta doença, será muito difícil que as coisas sejam logo retomadas a nível de ritmo competitivo, de normal funcionamento das instituições. Acho que tudo terá de ser feito por etapas”, disse.

A Bola Branca, Joaquim Evangelista lembra que “as entidades desportivas vão reunir-se na próxima terça-feira e não devem ser alarmistas, mas devem demonstrar responsabilidade”.

O futebol não pode ser a prioridade neste momento, acrescenta. “Queremos salvaguardar a nossa saúde e o nosso modo de vida em sociedade. Por muito respeito pelo futebol, neste momento preocupa-me a minha família, todos os cidadãos e o meu país".

A paralisação total do futebol europeu, já em velocidade-cruzeiro, pode ser ampliada por ordem da UEFA, até setembro. A possibilidade é avançada pelo "The Independent".

Segundo o jornal inglês, a UEFA estará a preparar-se para propor esse cenário na próxima terça-feira, dia para o qual está marcada uma reunião por vídeoconferência com representantes das 55 federações nacionais europeias, tal como da Associação Europeia de Clubes (ECA) e das Liga europeias.

Na prática, a confirmar-se, a proposta irá no sentido de adiar o Euro 2020 para 2021, bem como a suspensão das presentes edições da Liga dos Campeões e da Liga Europa e de todos os campeonatos nacionais dos 55 países do continente.

A pandemia de Covid-19 já infetou mais de 140 mil pessoas e fez mais de cinco mil mortos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+