A+ / A-

Portugal tem 112 infetados com coronavírus. São mais 34 novos casos

13 mar, 2020 - 10:00 • Redação

País soma o maior número de novos casos desde que o início do surto. Foi declarado o "estado de alerta" devido à pandemia do Covid-19.

A+ / A-

O novo boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS), desta sexta-feira, revela que há 112 pessoas infetadas em Portugal. Há registo de um paciente recuparado.

A DGS comunicou também que se atingiu um total 1.308 de casos suspeitos desde o início da pandemia, dos quais 172 ainda a aguardar resultados laboratoriais.

Há ainda 5.674 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde.

O boletim indica que há 11 cadeias de transmissão ativas, quase o dobro das registadas na quinta-feira.

Dos 112 casos confirmados de Covid-19 em Portugal, 107 estão internados.

Entre os doentes internados estão os casos de um menino com menos de 10 anos e de 15 jovens entre os 10 e os 19 anos. Existem dois casos de doentes infetados internados acima dos 80 anos e seis entre os 70 e os 79.

A região Norte continua a ser a que regista o maior número de casos confirmados (53), seguida da Grande Lisboa, que duplicou o número de casos para 46 (eram 23), e das regiões Centro e do Algarve, ambas com seis casos confirmados da doença.

Há um caso confirmado no estrangeiro, segundo o boletim epidemiológico diário.

O mapa disponibilizado pela DGS continua a não apresentar qualquer caso no Alentejo e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

Os dados da DGS adiantam que 15 casos resultam da importação do vírus de Itália, nove de Espanha, cinco de França, três da Suíça e um de Alemanha/Áustria.

País em “estado de alerta”

O primeiro-ministro anunciou o encerramento de todos os estabelecimentos de ensino, a partir de segunda-feira, o fecho de todas as discotecas e espaços similares e a proibição de desembarque de navios de cruzeiro. Estes navios poderão atracar para reabastecer, mas apenas passageiros ou tripulantes portugueses poderão desembarcar.

O Governo decidiu reduzir em um terço a lotação máxima dos restaurantes, determinar limitação da frequência de centros comerciais e dos serviços públicos para não haver excesso de pessoas dentro do mesmo espaço.

O executivo decidiu estender a todo o país a limitação de visitas a lares de terceira idade.


Os pais que têm de ficar com os filhos menores de 12 anos em casa após a suspensão das aulas e que não possam estar em regime de teletrabalho só vão receber 66% do salário. Metade será pago pelo Governo e a outra metade assegurada pela empresa.

os recibos verdes terão direito a um terço da remuneração média declarada nos últimos meses. Estas situações nunca poderão receber um valor abaixo do Indexante de Apoios Sociais (IAS) que em 2020 é de 438, 81 euros, nem poderão receber mais do que 2,5 IAS (cerca de 1.097 euros).

Os trabalhadores que precisem de faltar vão ter as suas faltas justificadas.

A pandemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.992 mortos e mais de 135 mil infetados em 116 países e territórios. Mais 70 mil pacientes recuperaram.

Os países mais afetados depois da China são Itália, Irão e a Coreia do Sul.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    13 mar, 2020 évora 13:08
    Ou fecham tudo de vez e decretam uma espécie de Lei Marcial onde implique que o ajuntamento de mais de 4 pessoas seja proibido ou então daqui a uns meses , andam a contar os mortos e a culpar o que falhou . O exemplo , foi ontem o Ministro da Educação dizer que os professores continuam a trabalhar nas escolas e o restante pessoal , pois já não tinham lá as crianças , podiam andar distantes uns dos outros . Ora Sr. Ministro da Educação , os Professores e outros funcionários das escolas estão por acaso proibidos de terem filhos ? Sendo assim quem fica com eles em casa ? Andam a remediar a situação para não e alegadamente prejudicar a economia do país ... mas eu vos digo , se for preciso tem de fechar a AutoEuropa ao contrario da vontade do Presidente da Cruz Vermelha , onde anunciou . Querem Portugueses mortos para depois pouparem no pagamento de pensões?

Destaques V+