Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Coronavírus

É hora de ir aos supermercados? Há um “ligeiro aumento da procura”, mas DGS deixa um apelo: “Não açambarquem”

11 mar, 2020 - 00:30 • Redação

A diretora-geral da Saúde lembra que "a última coisa que queremos é que vá toda a gente aos supermercados". Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição garante que as grandes superfícies estão a funcionar “com total normalidade”. E apela a todos os consumidores: "Mantenham a tranquilidade como até agora".

A+ / A-

As prateleiras de um supermercado da cidade do Porto (na foto) começam a mostrar-se mais vazias na tarde de terça-feira, cerca de uma semana depois do primeiro caso de Covid-19 em Portugal.

A imagem não se repete em todas as superfícies comerciais do país e a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) garante mesmo que os supermercados “estão a funcionar com normalidade”, embora haja um “ligeiro aumento da procura de produtos”.

Noutras superfícies comerciais da Grande Lisboa e Grande Porto, que a Renascença visitou, não há ainda cenário generalizado de escassez de produtos ou rutura de stock.

Mas, afinal, os supermercados começam, ou não, a ter escassez de produtos? “Até ao dia de hoje, quer o consumo, quer o abastecimento de produtos estão a decorrer com total normalidade, não existindo quaisquer limitações na aquisição de produtos. Esta situação é válida quer em loja física, quer nas plataformas online dos nossos associados”, refere a APED, acrescentando que se regista “apenas um ligeiro aumento da procura de produtos”, num “comportamento semelhante ao registado em situações anteriores da mesma natureza”.

No entanto, e apenas “caso se venha a justificar”, a associação garante que as empresas de distribuição “estarão preparadas para evitar perturbações no fornecimento de produtos e bens essenciais, nomeadamente por privilegiarem a produção nacional”.

Por fim, garantindo que “as empresas têm implementados procedimentos e planos de contingência robustos e eficientes”, a APED faz um apelo: “Que se mantenha a tranquilidade e responsabilidade demonstradas pela população até agora”.

Na comissão parlamentar de Saúde, onde foi esta terça-feira prestar esclarecimentos sobre a resposta portuguesa ao coronavírus, não foi de nenhum deputado a pergunta em concreto, mas, sim, da própria diretora-geral da Saúde: “Uma coisa que me perguntam muito é se devemos pôr comida em casa ou não?”

E a resposta de Graça Freitas não pode ter sido mais perentória do que foi: “Não açambarquem”. “Não devemos chegar a este ponto. Que cada um de nós recorra à ‘horta’ de um amigo. A última coisa que queremos é que vá toda a gente aos supermercados“, acrescentou.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Galapito
    01 mai, 2020 Lisboa 09:59
    Se não querem açambarcamentos, estendam o horário dos estabelecimentos para evitar aquelas penosas e longas filas muitas vezes na rua, ao frio e à chuva. Senão o açambarcamento é inevitável.
  • ANTONIO FERREIRA
    11 mar, 2020 19:01
    Eu diria o mesmo ao Governo. Não açabarquem tantos impostos
  • Manuel da Costa
    11 mar, 2020 Sydney 04:44
    O mesmo está a acontecer numa grande parte dos supermercados de Sydney!

Destaques V+