Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cinco propostas para o terminal de contentores do Barreiro

19 ago, 2015 - 23:06

A decisão sobre o vencedor do concurso será anunciada em Setembro.

A+ / A-

A administração do Porto de Lisboa recebeu cinco propostas de consórcios internacionais ao concurso para a realização do estudo prévio de impacte ambiental do terminal de contentores do Barreiro.

O prazo terminou esta terça-feira e as propostas de consórcios de empresas de engenharia e de ambiente, com especialistas nacionais e europeus, vão ser avaliadas por um júri que integra o Porto de Lisboa, entidades e personalidades de reconhecido mérito, entre as quais o Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

A decisão sobre o vencedor do concurso será anunciada em Setembro.

O conjunto de estudos para a localização do novo terminal de contentores do Porto de Lisboa deverá custar cerca de 6,6 milhões de euros, metade dos quais suportados pelos fundos comunitários.

E embora a autarquia barreirense dê a obra como certa, a presidente do Porto de Lisboa, Marina Ferreira, já disse várias vezes que a construção do Terminal só avança se houver interesse de privados porque não supõe investimento público.

Entretanto, pelo menos seis candidatos já mostraram interesse em entrar na corrida. Um deles é o grupo chinês Fosun que já detém em Portugal a maioria do capital da seguradora Fidelidade e concorreu à compra do Novo Banco.

Também o grupo filipino ICTSI, considerado um dos cinco maiores grupos mundiais na gestão de terminais portuários de contentores, está interessado no Barreiro o que lhe daria acesso à esfera de influência do Atlântico e Mediterrâneo onde ainda não gere nenhum porto.

Entre os candidatos europeus contam-se a dinamarquesa Maersk, o maior armador mundial, e a francesa CMA-CGM.

A lista integra ainda o grupo nacional, a ETE – Empresa de Tráfego e Estiva, segundo maior operador de terminais portuários do país.

No entanto, outros grupos, nomeadamente norte-americanos, também têm mostrado interesse na construção e exploração do terminal de contentores no Barreiro.

Segundo um estudo elaborado pela Administração do Porto de Lisboa, a construção do terminal no Barreiro custa menos 74 milhões de euros relativamente à opção inicial da Trafaria. Ou seja, deve rondar os 580 milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • jose monteiro
    16 set, 2016 gaia 09:31
    o laboratório de engenharia do porto dizia se fosse construído em sines ficaria por metade do preço e com mais possibilidades de no futuro se expandir? alguém esclarece isto?

Destaques V+