Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morreu o terceiro médico de coronavírus no Hospital de Wuhan

04 mar, 2020 - 00:16 • Redação

Mei Zhongming, de 57 anos, era amigo de Li Wenliang, médico que denunciou os primeiros casos de coronavírus em Wuhan, e que foi acusado por Pequim de estar a espalhar rumores. Também Li morreu de coronavírus.

A+ / A-

Um oftalmologista que trabalhou com o médico que primeiro denunciou os casos de coronavírus em Wuhan, Li Wenliang, também morreu devido à doença causada pelo vírus. A notícia foi dada pelo jornal de Hong Kong, South China Morning Post.

Mei Zhongming, de 57 anos, contraiu a doença enquanto trabalhava no Hospital Central de Wuhan, e morreu esta terça-feira.

O oftalmologista era colega de Li – que foi silenciado pela polícia por fazer soar o alarme sobre a nova estirpe de vírus – e que também morreu com coronavírus, facto que provocou uma onda de tristeza e raiva na China.

Mei é o terceiro médico do hospital a morrer de Covid-19. Há dois dias, Jiang Xueqing, chefe de cirurgia da tireoide e da mama, também foi vítima da doença aos 55 anos.

O hospital expressou condolências à família de Mei e elogiou os 30 anos de serviço, numa breve publicação na rede social WeChat.

Segundo os números oficiais, 13 médicos e enfermeiros morreram de Covid-19 e mais de 3.000 foram infectados na China desde a epidemia começou na cidade central de Wuhan em dezembro.

Os hospitais de Wuhan e da província de Hubei foram inundados por dezenas de milhares de pacientes, e os profissionais de saúde que os tratam também tiveram que lidar com a escassez de equipamentos de proteção e material médico.

Parte do Hospital Central de Wuhan está localizado a apenas 2 quilómetros do mercado de Wuhan, epicentro da doença que já infectou quase 91 mil pessoas em todo o Mundo, tendo vitimado pouco mais de três mil doentes.

Sem informações

O hospital não deu pormenores de como Mei contraiu o vírus. No entanto, um relatório do Comité de Wuhan da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, em 18 de fevereiro, afirmou que este médico foi infectado depois de trabalhar longas horas na linha de frente do combate ao coronavírus.

Da mesma forma, poucas informações foram divulgadas sobre a morte de Jiang no domingo. O colega Li Hai disse ao jornal oficial do regime chinês, o People's Daily, que Jiang estava exausto depois de trabalhar "sem parar" no tratamento de pacientes com coronavírus.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+