Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Super terça-feira

Biden recupera com vitória no Texas e ultrapassa Sanders

04 mar, 2020 - 08:05 • Joana Gonçalves

14 estados e um território norte-americanos votaram, na última noite, para eleger o candidato democrata que deverá enfrentar Donald Trump nas eleições presidenciais de 3 de novembro. Biden e Sanders são os finalistas na luta pela nomeação do partido.

A+ / A-
"Esta campanha vai obrigar Donald Trump a fazer as malas". Biden vence super terça-feira
"Esta campanha vai obrigar Donald Trump a fazer as malas". Biden vence super terça-feira

Joe Biden regressou em força na super terça-feira, dia em que 14 estados e um território norte-americanos votaram para eleger o candidato democrata que deverá enfrentar Donald Trump nas eleições presidenciais de 3 de novembro.

O antigo vice-presidente dos Estados Unidos tinha conquistado, às 8h00 (hora de Portugal continental) 453 delegados, dos 1991 necessários para ocupar o lugar de representante do partido, frente ao atual Presidente do país.

Carolina do Norte, Virgínia, Massachusetts, Minnesota, Tennessee, Alabama, Oklahoma, Arkansas e Texas, o segundo mais importante com um total de 228 delegados em jogo, foram os nove estados onde Biden saiu vitorioso.

Bernie Sanders, que ocupava o primeiro lugar nas sondagens dos últimos dias, e que conquistou uma vitória na votação de fevereiro, venceu em apenas 3 estados – Vermont, Colorado e Califórnia.

Este último é a grande conquista da noite, uma vez que é o estado com mais delegados em jogo – 415.

Na corrida estiveram seis candidatos, Bernie Sanders, Joe Biden, o multimilionário Michael Bloomberg, Elizabeth Warren, Tulsi Gabbard e Amy Klobuchar. Depois do resultado desta terça-feira, a disputa parece ficar limitada a Bernie Sanders e Joe Biden.

As projeções não preveem maioria para nenhum dos candidatos, um cenário que soma 41% de probabilidade de acordo com o site FiveThirtyEight.

O resultado final do estado da California, que soma mais de 39 milhões de habitantes, ainda vai demorar alguns dias a ser apurado.

[Em atualização]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+