Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

​Nuvens negras na justiça

28 fev, 2020 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


No tribunal da Relação de Lisboa passaram-se, alegadamente, factos de enorme gravidade. E trata-se de juízes de um tribunal superior, supostamente mais experientes do que os juízes de primeira instância. Não dá para acreditar.

As notícias que nos chegam da área da justiça portuguesa vão de mal a pior. Três juízes desembargadores do tribunal da Relação de Lisboa foram constituídos arguidos por alegado crime de corrupção, além de outras infrações. Naturalmente, são inocentes até surgir uma sentença transitada em julgado que eventualmente os condene. Mas dois deles – Rui Rangel e Fátima Galante – já foram afastados dos tribunais pelo Conselho Superior da Magistratura.

O terceiro juiz arguido tem um problema adicional: após se ter jubilado, dedicou-se à arbitragem, tendo sido por isso remunerado. A arbitragem é uma via para a resolução de conflitos, à margem do sistema judicial. Ora aquela situação – ser jubilado e ganhar dinheiro por trabalho privado - é proibida por lei. Custa a acreditar que o ex-presidente do um tribunal superior como é a Relação de Lisboa não conhecesse essa disposição legal. Mas há mais: este desembargador terá participado em reuniões de arbitragem nas próprias instalações da Relação, com a concordância do seu atual presidente…

Não dá para acreditar que juízes de um tribunal superior, supostamente mais sabedores e experientes do que os juízes dos tribunais de primeira instância, tenham caído nestas graves irregularidades – isto, claro, sem falar da possível corrupção na escolha dos juízes para julgarem determinados casos e na também possível corrupção na elaboração de sentenças favoráveis a certas pessoas.

Em Portugal gostamos de acusar os políticos de serem, muitos deles, corruptos. É injusto para os que são honestos. Incluir juízes de tribunais de segunda instância na mesma infeliz categoria dos políticos, a concretizar-se, será um duríssimo golpe para a credibilidade da justiça e da própria democracia no nosso país. Mas ainda há gente, em cargos de responsabilidade, que parece não se ter dado conta da gravidade do que, alegadamente, se passa no tribunal da Relação de Lisboa. O que também escandaliza.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Verdade
    29 fev, 2020 Guarda 12:45
    NENHUM JUIZ DEVERIA SER CORRUPTO, deviam RESPEITAR A INSTITUIÇÃO QUE REPRESENT ,AS NÃO ELES JULGAM SE SUPERIORES QUE SÃO INTOCÁVEIS, QUE ESTÃO ACIMA DA LEI, PODRIDÃO. COMO ESTE JUIZ daqui da Guarda que tem apartamentos com prostitutas Viseu e ninguém faz nada, todos comem do mesmo prato.
  • Maria Oliveira
    28 fev, 2020 11:56
    Eu tenho-me interrogado sobre o silêncio que tem imperado sobre este deplorável assunto da "venda" de acórdãos. Nem a Ministra da Justiça, nem a PGR, nem outras instituições e pessoas com responsabilidades se têm pronunciado. Apenas o Conselho Superior de Magistratura actuou disciplinarmente relativamente aos dois primeiros visados. Este estado de coisas afecta gravemente a credibilidade da justiça, ficando por saber o que acontece aos interesses das partes contra quem foram "produzidos" os tais acórdãos. E o que se dirá lá fora, se isto se souber? Um país integrante da UE, que passa por ser um Estado de direito democrático!