Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lisboa

Homenagem a vítimas de acidente na 2.ª Circular. PSP foi ameaçada e sofreu tentativas de agressão

26 fev, 2020 - 21:38 • Redação

Sobre a invasão de motociclistas no Cemitério dos Prazeres, PSP refere que os mesmos "efetuavam acelerações constantes e ruidosas" e que conseguiu "apurar a identidade de algumas matrículas". Três homens que seguiam na madrugada de domingo em excesso de velocidade na Segunda Circular morreram após um despiste.

A+ / A-

Na última sexta-feira, três homens (dois eram moradores do bairro da Quinta do Loureiro, em Alcântara, e um outro do Bairro 6 de Maio, na Amadora) que seguiam de madrugada em excesso de velocidade na Segunda Circular, em Lisboa, morreram após um despiste.

As diversas homenagens que se seguiram geraram problemas com as autoridades.

No domingo, uma centena e meia de veículos interrompeu a circulação na Segunda Circular, tendo sido libertados diversos balões iluminados com luzes LED junto ao espaço aéreo do Aeroporto de Lisboa. A polícia identificou, entretanto, vários condutores, reportando situações de condução sem carta, sob o efeito de álcool e com matrículas canceladas.

A situação agravou-se, contudo, na terça-feira, durante o funeral: primeiro, durante a saída do cortejo fúnebre, a polícia identificou vários motociclistas que circulavam sem capacete e acabaria cercada e ameaçada; depois, já no Cemitério dos Prazeres, aqueles motociclistas invadiram o espaço com as respetivas viaturas.

Somadas todas estas ocorrências, a PSP emitiu esta quarta-feira um comunicado, explicando, desde logo, que o grupo de motociclistas que seguia sem capacetes em direção à Avenida Dom Pedro V, na Damaia, foi abordado por polícias da Esquadra de Trânsito da Divisão Policial da Amadora e que durante a abordagem “os polícias foram cercados de forma hostil por mais motociclistas, que entretanto foram chegando, que os empurraram e tentaram impedir a fiscalização dos infratores, chegando até a tentar a agressão aos agentes”.

A PSP explica que foram preservadas imagens de videovigilância “para registar a presente situação”.

Quanto à invasão no Cemitério dos Prazeres, a PSP explica que pelas 15h30 de terça-feira “houve notícia de um grupo elevado de motociclistas que acompanhavam uma cerimónia fúnebre e que efetuavam acelerações constantes e ruidosas, tendo dado entrada com os motociclos no referido cemitério, provocando elevado ruido e poluição”.

“A PSP apurou a identidade de algumas matrículas e posteriormente agirá em conformidade com as infracções verificadas em ambas as situações”, esclarece o comunicado.

Por fim, aquela força policial apela “a todos os cidadãos a que respeitem os direitos dos outros cidadãos (nomeadamente o de livre circulação)” e comunica que “tomará as medidas necessárias para fazer cessar este tipo de comportamentos, caso ocorram novamente”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    26 fev, 2020 Lisboa 22:18
    É o que dá serem imediatamente soltos, mal vão detidos. Ou resistem, ou tomam atitudes agressivas, ou se são detidos, imediatamente a retrete da Internet (redes sociais) explode em criticas pois há sempre uma minoria a fotografar e filmar com os telélés, e não tardam BE's, SOS Racismos, Mamadus BAs, Depupuputadas Joacines e os comentaristas da ordem, a vir falar em "brutalidade policial". Sabendo de antemão que pouco ou nada lhes acontece e ainda passam por vítimas, abusam. Ao passo que se passassem algumas noites na choça, enquanto se via se cá estavam legais, ou se recebiam RSI ou outros apoios que seriam de imediato cancelados se se provasse que cometeram desacatos ou agressão a autoridade, ou então fossem sumariamente corridos daqui no caso dos ilegais, a música era outra. Como nunca são verdadeiramente responsabilizados e mesmo detidos, ao fim do dia estão em casa... Abusam!

Destaques V+