Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Desfile de Carnaval

Atropelamento na Alemanha. Número de feridos sobe para 61, incluindo 20 crianças

25 fev, 2020 - 12:23 • Lusa com redação

O anúncio foi feito pelas autoridades locais.

A+ / A-

O atropelamento de segunda-feira num desfile de Carnaval em Volkmarsen, na Alemanha, fez 61 feridos, incluindo 20 crianças, anunciou esta terça-feira a polícia da região, que ainda desconhece o motivo do suspeito detido.

Esta quinta-feira, as autoridades locais atualizaram através da rede social Twitter o número de feridos para 61, "alguns gravemente". "Há 20 crianças entre as vítimas", acrescentam.

Anteriormente, a polícia já tinha garantido, através da referida rede social, que "35 pessoas estão em tratamento hospitalar e outras 17 foram tratadas em ambulatório e já saíram do hospital".

Entre os hospitalizados está Maurice P., de 29 anos e nacionalidade alemã, o autor do atropelamento. Com antecedentes por delitos de alteração da ordem pública, o suspeito ainda não foi interrogado devido aos ferimentos que sofreu no atropelamento.

A justiça alemã abriu um inquérito por "tentativa de homicídio", visando o condutor que, na segunda-feira, avançou sobre a multidão num desfile de Carnaval em Volkmarsen, no centro do país. A polícia garante que "as investigações ainda estão em andamento" relativamente ao acusado.

Num comunicado, o Ministério Público de Frankfurt indicou que foi aberta uma investigação a "um cidadão alemão de 29 anos", detido no local e que também sofreu ferimentos no incidente. A Procuradoria federal antiterrorista não anunciou até ao momento medidas, sinal de que as autoridades alemãs poderão estar inclinadas para tratar este incidente como um ato intencional, mas não como um ataque terrorista.

Alemanha. Atropelamento de multidão em desfile de Carnaval foi intencional
Alemanha. Atropelamento de multidão em desfile de Carnaval foi intencional

Uma carrinha Mercedes prateada, com matrícula local, atropelou na segunda-feira a multidão que assistia e participava num desfile de Carnaval na cidade de Volkmarsen, cerca de 280 quilómetros a sudoeste de Berlim. As vítimas têm idades concentradas entre os dois e os 85 anos.

O incidente ocorreu cerca das 14h30 locais (13h30 em Lisboa) e o condutor do automóvel foi detido depois de ser tratado no local.

O jornal Frankfurter Rundschau citou testemunhas segundo as quais o condutor contornou uma barreira que bloqueava o acesso de veículos ao percurso do desfile, mas que não foi claro se pretendia atingir a multidão.

Várias cidades da Alemanha ocidental celebram o Carnaval com grandes desfiles, entre as quais Colónia, Mainz e Dusseldorf. Volkmarsen, que tem uma população de cerca de 7 mil habitantes, fica a leste de Dusseldorf, perto de Kassel.

[Atualizado às 12h51 de 26 de fevereiro]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+