Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Egipto. Justiça anula condenação de Mubarak

24 mar, 2018 - 19:43

A decisão de cortar as comunicações telefónicas e a Internet, tomada pelo regime de Mubarak, foi "conforme à Constituição e à lei" e visou "preservar a segurança nacional", escreve o tribunal.

A+ / A-

A justiça egípcia anulou uma condenação do ex-Presidente Hosni Mubarak e dois dos seus ministros, que teriam de pagar 24 milhões de euros por danos provocados durante a revolta de 2011 que acabou com a deposição de Mubarak.

Na sua decisão, o supremo tribunal administrativo justifica a anulação dizendo que a decisão de cortar as comunicações telefónicas e a Internet, tomada pelo regime de Mubarak, foi "conforme à Constituição e à lei" e visou "preservar a segurança nacional".

É a mais recente de uma série de decisões judiciais favoráveis a figuras do regime contestado pelas manifestações de 2011. Em março de 2017, Mubarak foi absolvido pela morte de manifestantes e el-Adli, símbolo da repressão policial, também foi absolvido.

Contudo, figuras que marcaram a revolução de 2011 continuam presas, como o opositor Alaa Abdel Fatah, acusado de se manifestar ilegalmente no fim de 2013 contra processos militares movidos contra civis e condenado a cinco anos de prisão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • kiki
    25 mar, 2018 lisboa 12:41
    O Egito é o Égito a primavera induzida deu mau resultado e continuará a ter consequências futuras.

Destaques V+