Emissão Renascença | Ouvir Online
Da Capa à Contracapa
Os grandes temas da atualidade em debate à Terça-feira, depois das 23h, na Edição da Noite. Uma parceria da Renascença com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.
A+ / A-
Arquivo
Da Capa da Contracapa - Animais de estimação exóticos - 22/02/2020

Da Capa à Contracapa

Cobras e lagartos. Podemos ou devemos adotar animais exóticos?

22 fev, 2020 • Marta Grosso , José Pedro Frazão (moderação do debate)


Ouça as histórias, os conselhos e os alertas do investigador Luís Reino, do CIBIO-InBIO, e da jornalista Ana Daniela Soares, convidados no programa deste sábado.

Uma mulher vista a passear com um elefante no Algarve, uma outra que deu de caras com uma pitão de sete metros em cima da cama, fugida de casa de um vizinho, ou ainda a descoberta de dois leões na sala de estar de uma pessoa. Os casos sucedem-se.

O novo Retrato da Fundação Francisco Manuel dos SantosCobras, lagartos e baratas: os melhores amigos do homem?” dá mote à conversa deste sábado no Da Capa à Contracapa. Os casos acima apontados são algumas das histórias contadas pela jornalista Ana Daniela Soares no livro, onde revela conversas com tutores, criadores, biólogos e veterinários.

O que motiva cada vez mais portugueses a querer ter animais exóticos? Que cuidados e leis devem respeitar?

Durante o programa, descubra como adotar um animal exótico pode originar problemas ambientais e até de saúde pública e oiça histórias de quem tem, como animais de estimação, escorpiões, tarântulas, tucanos, furões, chimpanzés, iguanas, formigas, baratas, leões, uma pitão com sete metros ou um elefante-africano com quatro toneladas.

À conversa com o jornalista José Pedro Frazão, estão Ana Daniela Soares, jornalista e licenciada em Enfermagem, e Luís Reino, investigador no Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto (CIBIO-InBIO).

Ana Daniela Soares apresenta, desde 2010, a rubrica “À Volta dos Livros”, transmitida de segunda a sexta-feira na Antena 1. Em 2013, foi distinguida com o Prémio Pró-Autor, atribuído pela SPA. Integra, desde setembro de 2015, a coordenação da RTP 3.

A conservação de aves é um dos temas que mais interesse suscita a Luís Reino, autor de 40 artigos publicados em revistas internacionais indexadas, vários livros e brochuras. Mais recentemente faz parte da Comissão Editorial de duas revistas científicas (“European Journal of Ecology” e “Management of Biological Invasions”).

O Da Capa à Contracapa é um programa da Renascença em parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos que debate a sociedade e os portugueses.

Para ouvir aos sábados às 9h30 e também em podcast.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.