Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Etíope Ababel Yeshaneh bate recorde mundial na meia maratona feminina

21 fev, 2020 - 11:21 • Lusa

Yeshaneh melhorou a marca anterior, de Joyciline Jepkosgei, em 20 segundos.

A+ / A-

A etíope Ababel Yeshaneh estabeleceu, esta sexta-feira, novo recorde mundial da meia maratona feminina, ao percorrer a distância em 01:04.31 horas em Ras Al Khaimah, nos Emirados Árabes Unidos.

Yeshaneh bateu por 20 segundos o recorde do mundo, que pertencia à queniana Joyciline Jepkosgei (01:04.51 horas, estabelecido em Valência, em outubro de 2017), superando o máximo pessoal (01:05.46) em mais de um minuto.

Na competição em Ras Al Khaiman, a atleta etíope garantiu a vitória à frente da detentora do recorde mundial da maratona, a queniana Brigid Kosgei, que também terminou com um tempo abaixo do anterior recorde mundial (01:04.49).

“Nunca pensei fazer este tempo. Bati o recorde do mundo”, exultou Yeshaneh, depois de cortar a meta, numa corrida em que usou sapatilhas da Nike com tecnologia revolucionária.

Desde 2018, os atletas com sapatilhas Vaporfly, da Nike, têm batido vários recordes, com os modelos a permitirem aos atletas um uso mais eficiente da sua energia, gerando preocupação nos que não usam o mesmo tipo de calçado desportivo.

A Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) permite o uso das sapatilhas Vaporfly e recomendou que as mesmas estejam disponíveis para todos os atletas, embora tenha também manifestado preocupação com as vantagens tecnológicas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+