Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Wenger quer alterar a lei do fora de jogo

19 fev, 2020 - 10:51 • Redação

Regra passaria a funcionar em função do que coloca um jogador em jogo, em vez do que o deixa em posição irregular. O antigo treinador do Arsenal espera que a nova lei do fora de jogo seja implementada a tempo do Euro 2020.

A+ / A-

Arsène Wenger apresentou uma proposta de alteração decisiva à lei de fora de jogo. O diretor de desenvolvimento global da FIFA sugere que um jogador seja considerado em jogo se qualquer parte do corpo que pode marcar golos estiver em linha ou atrás do penúltimo adversário.

A intenção do antigo treinador do Arsenal é que golos deixem de ser validados ou anulados por foras de jogo milimétricos.

"Não estarás em fora de jogo se qualquer parte do corpo que possa marcar um golo estiver em linha com o último defesa, mesmo se outras partes do corpo do atacante estiverem à frente", sugeriu o ex-treinador, à margem da gala de entrega dos Prémios Laureus, em Berlim. "Com isto, deixará de haver decisões sobre milímetros e uma fração do atacante estar à frente da linha defensiva", acrescentou.

A lei existente determina, segundo o International Football Association Board (IFAB), que um jogador está em posição irregular "se qualquer parte da cabeça, corpo ou pés estiver no meio-campo oposto (exceto a linha de meio-campo) e qualquer parte da cabeça, corpo ou pés estiver mais perto da baliza adversária que a bola e o penúltimo adversário".

No fundo, com a alteração proposta por Wenger, a lei do fora de jogo passaria a ser imposta em função do que coloca um jogador em posição regular e não daquilo que o deixa em posição ilegal. Isto é, um avançado passaria a estar em jogo se qualquer parte da cabeça, corpo ou pés estivessem em linha com o adversário, o que permite que a sua posição seja legal mesmo que outras partes do corpo estejam à frente.

O IFAB vai reunir, a 29 de fevereiro, para analisar a proposta de Arsène Wenger, que espera que entre em vigor a tempo do Euro 2020.

Situações que deixariam de ser fora de jogo


O pé de Olivier Giroud (Chelsea) está à frente do penúltimo jogador do Manchester United, no entanto, outras partes estão em linha. Este golo já não seria anulado por fora de jogo, segundo a proposta de Wenger.

O português Diogo Jota (Wolverhampton), a quem foi assinalado fora de jogo por um pé, passaria a estar em posição regular, de acordo com Wenger, uma vez que as outras partes do corpo que podem marcar golos - corpo e cabeça - estão em linha com o penúltimo jogador do Leiceister.

Este golo, que foi anulado ao Ajax, na Liga dos Campeões da época passada, passaria a ser válido, dado que os pés e parte do tronco do avançado dos holandeses estão em linha com o defesa do Real Madrid.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+