Tempo
|
A+ / A-

Eutanásia. Iniciativa popular de referendo já recolheu mais de 38 mil assinaturas

18 fev, 2020 - 13:00 • Raul Santos

A petição foi colocada online no dia 7 de fevereiro. No próximo dia 4 de março, haverá nova contagem nacional.

A+ / A-

A iniciativa popular de referendo sobre a eutanásia, promovida pela Federação Pela Vida (FPV) já recolheu mais de 38 mil assinaturas.

"Até às 12h00 do dia 18 de fevereiro, mais de 38.000 pessoas assinaram a petição", indica a FPV em comunicado, no qual se destaca que este número representa "cerca de 60% do número legalmente exigido, para que possa dar entrada na Assembleia da Republica até ao fim do processo legislativo" da eutanásia.

A petição foi colocada online no dia 7 de fevereiro. No próximo dia 4 de março, haverá nova contagem nacional.

Entre os mandatários desta petição estão o antigo Presidente da República Ramalho Eanes, a antiga presidente do PSD Manuela Ferreira Leite, o politólogo Jaime Nogueira Pinto, a ex-deputada do CDS-PP Isabel Garliça Neto, o presidente da Cáritas, Eugénio Fonseca, ou o antigo bastonário da Ordem dos Médicos Germano de Sousa.

Caso se consiga obter as 60 mil assinaturas, o Parlamento fica obrigado a debater e votar a eventual realização de uma consulta popular sobre o tema.

Os cinco projetos de lei (BE, PS, PAN, PEV e Iniciativa Liberal) que propõem a legalização da eutanásia vão a debate no Parlamento no dia 20 de março.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+