Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fiat Tipo 1.3 Multijet 95 cv Sport: Ao serviço da funcionalidade

14 fev, 2020 - 13:35 • José Carlos Silva

Uma escolha onde pesa mais a razão que a paixão. Com a versão Sport do Tipo, a Fiat pisca o olho aos clientes mais jovens.

A+ / A-

O Fiat Tipo é escolha de boa parte dos operadores TVDE a operar na região de Lisboa. Espaço e funcionalidade são os argumentos a favor.

Exterior

O modelo Sport ganha uma imagem agressiva graças ao spoiler traseiro - com efeito mais decorativo que funcional - e com um ligeiro prolongamento na zona inferior do pára-choques dianteiro.

A jantes em liga leve de 17 polegadas em negro acentuam o carácter dinâmico, tal como a pintura bicolor com o tecto a diferenciar-se pela cor da restante carroçaria, mas neste caso, como extra que custa 500 euros.

Não sendo o melhor exercício estilístico da italiana Fiat, não choca pela negativa, e com a versão Sport tenta cativar um público mais jovem.

Interior e motor

Não se podem esperar milagres, e por isso imperam os plásticos duros. O recurso a texturas em alguns plásticos mais visíveis nas portas alivia um pouco esta sensação “plástica”, é contudo, uma opção algo datada.

O sistema U-Connect é funcional embora muito simples, mas conta com a integração Apple CarPlay e compatibilidade com Android Auto o que representa uma importante mais valia.

Os bancos da frente são confortáveis e os traseiros acolhem realmente três passageiros. Os revestimentos em tecido são de boa qualidade, e indicam que o Tipo está vários furos acima de um modelo low cost.

De resto, o espaço justifica que o Fiat Tipo nas suas diferentes versões seja equacionado como uma escolha profissional e racional, mais do que passional. A bagageira tem 440 litros de capacidade.

O 1.3 Multijet que equipa o Fiat Tipo, debita 95 cavalos. Não sendo nem o modelo, nem o motor estreantes na Fiat, oferecem confiança ao consumidor porque não sofrem dos típicos problemas de juventude.

Este bloco de 1.3 litros tem a potência adequada ao modelo, sendo “redondo”, ajudado pela caixa manual, que peca por não incluir a sexta. Convenhamos que talvez imprimisse consumos ainda mais baixos que os 4,9 de média por nós alcançados no teste, o que é já de si, um bom sinal.

A versão testada inclui como extras a pintura bicolor e a camara de estacionamento traseira, esta, com um valor de 200 euros.

Com os extras incluídos, os impostos, despesas de legalização e IUC esta unidade tem um valor de 26.525 euros. Está em vigor uma campanha que reduz em 3.500 euros este valor.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+