Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Apreendidas mais duas cartas armadilhadas na Holanda

13 fev, 2020 - 11:03 • Reuters

Em 24 horas, mais dois incidentes. Na quarta-feira, explodiram duas cartas armadilhadas e, desde o início de janeiro, outras foram encontradas em vários locais do país.

A+ / A-

A polícia holandesa encontrou e desarmadilhou, nesta quinta-feira, uma carta encontrada no escritório de uma empresa norte-americana em Leusden. Mais tarde, uma outra carta incendiou-se em Amesterdão.

O primeiro caso ocorreu no edifício da Unisys, perto da cidade de Utreque. Não fez vítimas. “Acabou por ser inofensivo”, adianta a polícia de Utreque.


Mais tarde, em Amesterdão, uma outra carta “não explodiu, pegou fogo”, afirmou o porta-voz da polícia, Rob van der Veen, adiantando contudo que pelo menos uma pessoa inalou algum fumo.

Este caso ocorreu numa agência do ING Bank em Amsterdã, de acordo com uma porta-voz do banco.


Desde janeiro que várias cartas armadilhadas têm sido enviadas para vários locais na Holanda, sobretudo escritórios. A polícia acredita que o episódio desta quinta-feira tenha sido mais um desta série e acrescenta que o remetente pede um resgate (de montante não revelado) a ser pago em bitcoin.

Na quarta-feira, rebentaram duas cartas armadilhadas: uma em Amerterdão, na sala de distribuição de correio do banco ABN Amro, e outra nos escritórios da empresa japonesa Ricoh.

As explosões não provocaram vítimas.

Outras cartas armadilhadas foram já encontradas em dois hotéis, uma estação de serviço, uma agência imobiliária e um stand de venda de automóveis, entre outros locais. Nenhuma destas cartas rebentou.

Em Espanha, a filial da empresa Amazon em Madrid foi evacuada nesta quinta-feira depois de uma ameaça de bomba, informou a polícia. Não há qualquer indicação de que o incidente esteja relacionado com as cartas armadilhadas na Holanda.


[Notícia atualizada às 13h00, com descoberta de carta em Amesterdão]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+