Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Campanha "Forgivemoji"

Um 'emoji' para o perdão? A Finlândia apresenta a sua proposta

11 fev, 2020 - 12:26 • Sofia Freitas Moreira com Redação

A campanha para escolher um 'emoji' do perdão começou em 2019 e chega agora ao fim. O desenho selecionado pela ex-Presidente finlandesa, Tarja Halonen, será oficialmente apresentado.

A+ / A-

O catálogo oficial de ‘emojis’ contém, atualmente, mais de 3 mil opções diferentes, mas nenhuma representa o perdão. A campanha finlandesa “Forgivemoji” quer mudar isso.

O “Forgivemoji” surgiu nos últimos meses de 2019 impulsionado pela Igreja Evangélica Luterana da Finlândia. Em breve, o design selecionado pela ex-Presidente finlandesa, Tarja Halonen, será apresentado à Unicode, o consórcio que controla a seleção oficial de ‘emojis’.

A campanha convidou o público a enviar as suas próprias ideias com o aspeto que um ‘emoji’ do perdão deve ter. De centenas de envios, Halonen selecionou um desenho que apresenta duas mãos com os polegares para cima, frente a um fundo com um coração vermelho.

”A Finlândia tem uma excelente reputação como força global tanto na edificação da paz, como na tecnologia. A campanha ‘Forgivemoji’ reúne estas duas forças de uma forma genial. Espero que a minha participação nesta campanha ajude o ‘emoji’ do perdão a ser aceite no arquivo oficial de ‘emojis’”, explica Halonen.

Através das redes sociais, a campanha conseguiu chegar a mais de dois milhões de pessoas pelo mundo fora.

A Unicode irá decidir se o desenho apresentado preenche os requisitos do consórcio, que incluem fatores como a necessidade, frequência de uso prevista e clareza.

A data mais breve possível para que o ‘emoji’ esteja disponível publicamente aponta para o final do próximo ano, 2021.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+