11 fev, 2020 - 12:26 • Sofia Freitas Moreira com Redação
O catálogo oficial de ‘emojis’ contém, atualmente, mais de 3 mil opções diferentes, mas nenhuma representa o perdão. A campanha finlandesa “Forgivemoji” quer mudar isso.
O “Forgivemoji” surgiu nos últimos meses de 2019 impulsionado pela Igreja Evangélica Luterana da Finlândia. Em breve, o design selecionado pela ex-Presidente finlandesa, Tarja Halonen, será apresentado à Unicode, o consórcio que controla a seleção oficial de ‘emojis’.
A campanha convidou o público a enviar as suas próprias ideias com o aspeto que um ‘emoji’ do perdão deve ter. De centenas de envios, Halonen selecionou um desenho que apresenta duas mãos com os polegares para cima, frente a um fundo com um coração vermelho.
”A Finlândia tem uma excelente reputação como força global tanto na edificação da paz, como na tecnologia. A campanha ‘Forgivemoji’ reúne estas duas forças de uma forma genial. Espero que a minha participação nesta campanha ajude o ‘emoji’ do perdão a ser aceite no arquivo oficial de ‘emojis’”, explica Halonen.
Através das redes sociais, a campanha conseguiu chegar a mais de dois milhões de pessoas pelo mundo fora.
A Unicode irá decidir se o desenho apresentado preenche os requisitos do consórcio, que incluem fatores como a necessidade, frequência de uso prevista e clareza.
A data mais breve possível para que o ‘emoji’ esteja disponível publicamente aponta para o final do próximo ano, 2021.