Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Gafanhotos - 10/02/2020

O Mundo em Três Dimensões

África Oriental e a dimensão da ameaça dos gafanhotos

11 fev, 2020 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


Os gafanhotos cobrem cerca de 20% do planeta, isto é, duas vezes a área total da Rússia (o maior país do mundo).

São 150 milhões de gafanhotos por quilómetro quadrado. É mais ou menos esta a dimensão de um enxame e o tamanho da ameaça que recai sobre a África Oriental.

Nos últimos dias, os gafanhotos têm sido notícia pela capacidade de destruir colheitas inteiras numa das regiões mais pobres do mundo.

No Quénia, os agricultores garantem que não se via nada assim há pelo menos 70 anos. Já na Índia, na Etiópia e na Somália, este é o pior surto de gafanhotos dos últimos 25 a 27 anos.

As fortes chuvadas que caíram na região do corno de África entre outubro e dezembro do ano passado são uma das razões que explicam este fenómeno. A chuva torna a vegetação mais abundante, criando um habitat ideal para os gafanhotos.

É aqui que os números entram para melhor compreendermos a dimensão do problema. Em termos globais, os gafanhotos cobrem aproximadamente 20% do planeta.

Se considerarmos que o planeta tem, aproximadamente, 149 milhões de quilómetros quadrados de área terrestre, 20% são 30 milhões de quilómetros quadrados, ou seja, quase duas vezes a área total da Rússia, que é o maior país do mundo, com 17,1 milhões de quilómetros quadrados.

A FAO, a agência das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, estima que um enxame de gafanhotos pode conter até 150 milhões de exemplares por quilómetro quadrado, que conseguem percorrer 150 quilómetros em 24 horas.

150 milhões de gafanhotos comem o equivalente ao seu peso num dia. Ou seja, um quilómetro quadrado destes simpáticos insetos verdinhos pode consumir a mesma quantidade de alimentos de 35 mil pessoas.

Nas atuais condições climatéricas da África Oriental, os cientistas admitem que o número de gafanhotos possa aumentar 500 vezes até junho. Porque, a cada gestação, uma fêmea pode depositar até 360 ovos de cada vez e, em três meses, os rebentos estão cá fora.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.