Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

DGS preparada para uma escalada de infeções de coronavírus

05 fev, 2020 - 17:46

Se houver um aumento de casos de coronavírus, Portugal estará pronto. Se não houver, melhor, “a preparação nunca é inútil”, diz a diretora-geral de Saúde.

A+ / A-

Portugal continua livre de coronavírus, mas a Direção-geral de Saúde está a preparar-se para um cenário de escalada.

Em conferência de imprensa esta quarta-feira, a diretora-geral Graça Freitas confirmou que Portugal está preparado para o pior.

“Estamos a preparar para eventualidade de escalada. Se não houver, melhor, mas temos de estar preparados”, diz.

Nesse sentido está a ser preparada uma segunda vaga de serviços, que inclui coordenação com os laboratórios hospitalares e o INEM, explicou Graça Freitas, que disse ainda que esta quarta-feira teve reunião com a Autoridade Nacional de Aviação Civil, para rever o protocolo para os aeroportos e aeródromos.

Três perguntas e respostas para perceber como se propaga o coronavírus
Três perguntas e respostas para perceber como se propaga o coronavírus

Graça Freitas falou também do estado de saúde dos 20 cidadãos que viajaram da cidade de Wuhan para Lisboa e estão em isolamento em duas instituições de saúde diferentes.

A diretora-geral da Saúde teceu rasgados elogios a todos, confirmou que continuam sem qualquer sintoma e explicou que têm sido feitos esforços para melhorar o conforto e as comodidades no isolamento profilático voluntário.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+