Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vitória de Guimarães

Leixões reclama 25% da venda de Tapsoba e leva o caso até à FIFA

05 fev, 2020 - 12:45 • Luís Aresta , Eduardo Soares da Silva

Defesa-central trocou o Vitória de Guimarães pelo Bayer Leverkusen por 18 milhões de euros no último dia de mercado. Clube vimaranense alega que adquiriu 20% do passe ao Leixões, que afirma que nenhum acordo foi assinado.

A+ / A-

O Leixões prepara-se para defender na FIFA a nulidade do contrato entre o Vitória de Guimarães e o Bayer Leverkusen, relativo à transferência de Tapsoba, apurou Bola Branca.

O emblema de Matosinhos considera que a SAD do clube minhoto, liderada pelo presidente Miguel Pinto Lisboa, agiu de forma ilegal ao assumir, perante os alemães do Leverkusen, a totalidade dos direitos sobre Tapsoba.

De acordo com as informações recolhidas, no dia 31 de janeiro - último dia do mercado de transferências - o Vitória terá comunicado à SAD do Leixões a intenção de adquirir 20% dos direitos sobre o jogador. No entanto, apesar dessa manifestação de interesse, não terá sido efetuado qualquer pagamento, nem assinado qualquer acordo nesse sentido.

Tapsoba chegou a Portugal em 2017, proveniente do Ouagandougou, do Burquina Faso, para representar a equipa de juniores de Leixões. Apenas meia temporada depois, em janeiro de 2018, trocou o clube de Matosinhos pelo Vitória de Guimarães, sendo que o Leixões ficou com 25% do passe.

O Vitória de Guimarães anunciou que o acordo com o Leverkusen foi fechado por 18 milhões de euros. O Leixões reclama 25% do valor, corresponde a uma verba de 4,5 milhões de euros.

Acrescem ainda sete milhões de euros por objetivos, aos quais o Leixões terá também direito a 25% do valor correspondente, caso sejam cumpridos.

Tapsoba, de 20 anos, fez duas temporadas e meia no Vitória de Guimarães, mas só se estreou pela formação principal esta época, com oito golos apontados em 32 jogos oficiais, números que convenceram o Bayer Leverkusen e que levaram à tentativa da compra de mais 20% do passe junto do Leixões.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+