A+ / A-

Ellie Chowns

Brexit. "Mantenham a porta aberta para quando o Reino Unido se der conta deste erro"

31 jan, 2020 - 14:18 • Vasco Gandra, correspondente em Bruxelas

Eleita pela primeira vez para o Parlamento Europeu em maio, a britânica Ellie Chowns abandona a instituição esta sexta-feira, no dia em que o Reino Unido sai oficialmente da UE. "É um dia que lamento mesmo muito", diz em entrevista à Renascença. "A Europa tem sido o bode expiatório e uma desculpa conveniente", diz em tom crítico sobre quem defende o Brexit.

A+ / A-

A ecologista britânica Ellie Chowns foi eleita pela primeira vez para o Parlamento Europeu em maio passado, mas despede-se esta semana da instituição e da União Europeia.

Em entrevista à Renascença, considera o dia de hoje, sexta-feira de Brexit, "muito triste" e acusa os partidários da saída de utilizarem a Europa como "bode expiatório" para os problemas do país.

Aos portugueses e restantes europeus que permanecem na UE, pede que "mantenham a luz acesa" na esperança de um regresso e "a porta aberta ao Reino Unido, quando o nosso país eventualmente se der conta deste caminho errado".

O que significa para si este 31 de janeiro de 2020?

Penso que o dia do Brexit é muito triste para o meu país, é o dia em que viramos as costas à União Europeia, que tem sido uma força tão positiva para a paz, prosperidade e sustentabilidade em todos os nossos países. É um dia que lamento mesmo muito.

O Reino Unido continua muito dividido sobre o Brexit?

Sim, muito dividido, cada vez mais, por causa do Brexit. É como uma loucura. A Europa representa apenas 1% do Orçamento do Governo mas tem ocupado 99,9% do debate político nos últimos anos.

Na minha opinião, a Europa tem sido o bode expiatório das nossas forças políticas nacionais, os conservadores e os Brexiteers [defensores do Brexit], que a utilizam como uma desculpa conveniente para distrair as atenções dos problemas que temos hoje, internamente no nosso sistema político, e à forma como partilhamos os recursos no nosso país.

Nunca defendi que a União Europeia é perfeita. Os Verdes fazem campanha há décadas para reformar a União Europeia, para dar mais poderes ao Parlamento Europeu, para reforçar a transparência e combater a corrupção, e tivemos sucesso. É um esforço contínuo. Mas o que se passa no Reino Unido é que uma pequena parte do espectro político usa a Europa como bode expiatório dos problemas que temos, criando esta divisão na nossa sociedade, que vai levar anos a ultrapassar.

Acha que um dia a História dará razão àqueles que, como Os Verdes, defendem a permanência na UE?

Sim, absolutamente. Penso que estamos do lado certo da História. De facto, a História já hoje nos está a demonstrar que os Verdes estão há muito no lado certo, em muitas questões. A crise climática por exemplo. Temos andado a falar disso há décadas e finalmente outros partidos do espectro político estão a pegar no tema.

Reino Unido e União Europeia. Da CEE ao Brexit, 47 anos de uma relação complicada
Reino Unido e União Europeia. Da CEE ao Brexit, 47 anos de uma relação complicada

Vemos que os Verdes estão absolutamente do lado certo da História em termos do nosso compromisso em relação ao internacionalismo, à abertura e ao diálogo, à busca de pontos comuns e de resolver os problemas desta forma. É disso também que se trata no Parlamento Europeu.

Penso que os Verdes no Reino Unido estão do lado certo da História no posicionamento em relação à Europa. E poderá levar um tempo para isto se perceber na política britânica, mas eventualmente provar-se-á que tínhamos razão. Mas mais importante é voltarmos a perceber que o nosso futuro como país está na Europa.

Qual é a sua mensagem para os portugueses que apreciam o Reino Unido, estão desapontados e não querem que deixe a UE?

Dir-lhes-ia para manterem uma luz acesa por nós. Fizemos uma ação aqui nas escadarias do Parlamento Europeu com luzes e velas para dizer aos nossos amigos na Europa para manterem a luz acesa. Mantenham a luz da esperança de que vamos continuar ligados e de que, eventualmente, regressaremos à Europa. Mantenham a luz do internacionalismo, da abertura e diálogo, do empenho em trabalhar juntos pelo bem comum, e todas estas coisas a que o meu país vira agora as costas com o Brexit.

Precisamos que os nossos amigos na Europa continuem a acreditar nestes ideais. E também que mantenham a porta aberta ao Reino Unido, para quando o nosso país se der eventualmente conta deste caminho errado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    31 jan, 2020 Lisboa 15:40
    é boa ideia. Mas se algum dia quiser voltar, não é para estar com um pé dentro e outro fora, como foi até aqui. Vai ter de aderir à moeda única e respeitar tudo o resto que os outros Países respeitam. É que eles quiseram sair mas nos termos deles, pois julgavam "imperialmente" que conseguiam torcer o braço à UE, e manter o "BOM" e rejeitar o "MAU".

Destaques V+