Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Gulbenkian dá um milhão de euros para premiar combate a alterações climáticas

29 jan, 2020 - 09:00 • Lusa

O prémio, cujas nomeações decorrem até 24 de março, vai ser entregue no dia 20 de julho.

A+ / A-

A Fundação Calouste Gulbenkian vai atribuir este ano um Prémio para a Humanidade no valor de um milhão de euros, para distinguir pessoas ou instituições que combatam as alterações climáticas.

O prémio, cujas nomeações decorrem até 24 de março, vai ser entregue no dia 20 de julho, anunciou a Fundação em comunicado.

São aceites nomeações relativas a contribuições para a redução de emissões de gases com efeito de estufa, para aumentar a resiliência aos impactos das alterações climáticas e angariação de fundos públicos ou privados para descarbonizar a economia.

A presidente da Fundação, Isabel Mota, considerou que o prémio assinala o compromisso da instituição com "a urgência da ação climática".

A seleção dos nomeados será feita por um júri externo dividido num Grande Júri presidido pelo ex-Presidente da República Jorge Sampaio e por um Comité de Especialistas presidido pelo cientista Miguel Bastos Araújo.

A decisão final será da Fundação, que escolherá de entre uma lista de nomeados, cujas candidaturas podem ser apresentadas com um formulário na página de Internet.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+