Tempo
|
A+ / A-

Tancos. Altas patentes militares e embaixador ouvidos como testemunhas

27 jan, 2020 - 07:08 • Lusa

Azeredo Lopes, que responde pelos crimes de prevaricação, abuso de poder, denegação de justiça e favorecimento de funcionário, alega que a acusação é "eminentemente política.

A+ / A-

O ex-chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Pina Monteiro é ouvido hoje na instrução do caso do furto e recuperação das armas de Tancos, como testemunha do ex-ministro da Defesa e arguido Azeredo Lopes.

Além de Pina Monteiro, o juiz de instrução Carlos Alexandre vai inquirir como testemunhas de Azeredo Lopes o atual chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, almirante Silva Ribeiro, e o embaixador de Portugal na NATO, Almeida Sampaio.

O arguido Taciano Correia, à data dos factos diretor do departamento de investigação criminal da GNR, só vai ser ouvido a 27 de Fevereiro.

Azeredo Lopes, que responde pelos crimes de prevaricação, abuso de poder, denegação de justiça e favorecimento de funcionário, alega que a acusação do Ministério Público do caso de Tancos é "eminentemente política" e sem provas, motivo pelo qual pediu a abertura da instrução.

Em sua defesa, o ex-ministro insiste que nunca foi informado sobre o alegado encobrimento da operação de recuperação do material de guerra furtado nos paióis de Tancos.

O processo tem 23 acusados, incluindo o ex-diretor nacional da Polícia Judiciária Militar (PJM) Luís Vieira, o ex-porta-voz da PJM Vasco Brazão e o ex-fuzileiro João Paulino, apontado como cabecilha do furto das armas, que respondem por um conjunto de crimes que incluem terrorismo, associação criminosa, denegação de justiça e prevaricação, falsificação de documentos, tráfico de influência, abuso de poder, recetação e detenção de arma proibida.

O caso do furto das armas em Tancos foi divulgado pelo Exército em 29 de junho de 2017 com a indicação de que ocorrera no dia anterior, tendo a alegada recuperação do material de guerra furtado ocorrido na região da Chamusca, Santarém, em outubro de 2017, numa operação que envolveu a PJM, em colaboração com elementos da GNR de Loulé.


[notícia atualizada às 9h30]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+