Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Escrita à mão - 23/01/2020

O Mundo em Três Dimensões

A beleza da letras escritas à mão

23 jan, 2020 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


As anotações feitas à mão expandem a utilização do cérebro, o que permite aumentar a capacidade mental para reter e processar informação, ao contrário do que acontece ao teclado.

Uma caneta é muito mais poderosa do que um teclado. E nem fazemos ideia do que andamos a perder quando substituímos uma caneta para escrever à mão por 105 teclas, seja num computador, seja num “tablet” ou num telemóvel.

Quase se deixa de escrever à mão e de treinar a caligrafia, fica perdida a beleza das letras que se ensinam nos bancos da escola primária.

Mas há salas de aula que já substituíram os cadernos desgastados e as canetas mastigadas por conteúdos digitais, um assunto despertou o interesse de uma equipa de neuropsicólogos da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Trondheim, na Noruega.

Estes especialistas passaram anos a estudar para perceber as diferenças entre o uso da caneta e do teclado na aprendizagem.

Para isso, ligaram 250 sensores às cabeças de 20 alunos de mestrado, com idades entre os 21 e os 25 anos, com o objetivo de perceber as diferenças de frequência cerebral entre quem escreve à mão e quem escreve ao computador.

As anotações feitas à mão expandem a utilização do cérebro, o que permite aumentar a capacidade mental para reter e processar informação, ao contrário do que acontece ao teclado.

O Dia da Escrita à Mão celebra esta invenção com mais de 3.500 anos para nos lembrar que cada qual tem a sua própria forma de escrever.

Através da escrita à mão é possível verificar a autenticidade dos documentos, o estado das nossas relações pessoais, se somos saudáveis ou se estamos doentes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.