Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ao fim de 17 anos. Banco Central Europeu volta a rever estratégia monetária

23 jan, 2020 - 17:14 • Sandra Afonso com redação

A política monetária do banco – que influencia a economia de todos países da zona euro – foi alterada, pela última vez, em 2003.

A+ / A-

Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE), anunciou, esta quinta-feira, em Frankfurt, que não irá alterar as taxas de juros, nem a política de estímulos, mas vai avançar com uma revisão da estratégia monetária global, o que influenciará a economia de todos os países da zona euro.

A estratégia de política monetária foi adotada em 1998 e alguns dos seus elementos foram clarificados em 2003, mas desde esse ano que não existiam alterações.

O conselho do BCE justificou a necessidade de rever as “regras do jogo”, a nível de política monetária europeia, com as “alterações estruturais profundas [sentidas] na economia da área do euro e na economia mundial”, devido ao “abrandamento da produtividade e ao envelhecimento da população”.

Lagarde reforçou esta ideia, afirmando "que as nossas economias enfrentam alterações profundas" e que, por isso, "é oportuno um reexame da estratégia para assegurar que cumprimos o nosso mandato no interesse dos cidadãos europeus”. Esta revisão será feita ao longo de um ano, “sem pressões”, e envolverá académicos, economistas, a sociedade civil e também o parlamento europeu, acrescentou ainda.

Esta é a primeira grande medida da nova presidente do BCE, que tomou posse em novembro de 2019.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+