A+ / A-

​Jornalista da investigação “Vaza Jato” acusado pela justiça brasileira

21 jan, 2020 - 21:59 • Redação com Lusa

Ministério Público brasileiro denuncia norte-americano Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, em inquérito sobre invasão de telemóveis.

A+ / A-

O Ministério Público Federal (MPF) do Brasil denunciou sete pessoas, incluindo o jornalista norte-americano Glenn Greenwald, responsável pela investigação jornalística conhecida como “Vaza Jato”, num inquérito sobre invasão de telemóveis de autoridades.

O MPF informa, em comunicado, que os acusados seriam autores de crimes relacionados à invasão de telemóveis de autoridades brasileiras e prática de organização criminosa e branqueamento de capitais, bem como as intercetações telefónicas.

Entre os alvos das “escutas” estão o ministro da Justiça, Sergio Moro, e o procurador Deltan Dallagnol.

"O jornalista Glenn Greenwald também foi denunciado, embora não investigado nem indiciado. Para o MPF, ficou comprovado que ele auxiliou, incentivou e orientou o grupo durante o período das invasões", diz o Ministério Público.

O jornalista norte-americano Glenn Greenwald é o fundador do site de investigação The Intercept Brasil.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+