Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Polícia marroquina impede salto massivo de 400 migrantes em Ceuta

19 jan, 2020 - 14:18 • Lusa

A tentativa de salto em massa deixou 24 pessoas feridas entre migrantes e forças de segurança.

A+ / A-

A polícia marroquina impediu este domingo a passagem de 400 migrantes subsaarianos para a cidade espanhola fronteiriça de Ceuta, num incidente que fez 24 feridos, segundo as autoridades locais citadas num comunicado da agência de notícias marroquina MAP, adiantou a EFE.

A tentativa de salto em massa aconteceu na parte oeste da cerca que separa Ceuta da cidade marroquina de Beliunech e deixou 24 pessoas feridas entre migrantes e forças de segurança, transportados depois para os hospitais mais próximos do lado da fronteira marroquina.

Várias pessoas foram detidas para esclarecer o sucedido, adianta ainda a EFE, que acrescenta que o comunicado dá a entender que nenhum migrante conseguiu passar para o lado de Ceuta.

Este é o primeiro incidente do género registado em 2020 e acontece depois de Espanha ter retirado os rolos de arame farpado no lado espanhol da cerca, ainda que Marrocos tenha reforçado a estrutura com mais arame farpado.

Em 2019 a chegada de migrantes a Espanha baixou 59% face a 2018, uma tendência acompanhada também na fronteira em Ceuta, onde as tentativas de saltar a cerca baixaram 31,2% no mesmo período.

Dados do Ministério do Interior espanhol indicam que houve 1.361 incidentes destes registados em 2019 em Ceuta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+