Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Porto assinala 200 anos da Revolução Liberal ao longo de todo o ano

14 jan, 2020 - 17:31 • Redação

Rui Moreira diz que comemorações do bicentenário foram pensadas para "um público mais e menos erudito" e lamenta recusa da Assembleia da República em associar-se. O objetivo é que todos compreendam o significado desta revolução para o Porto, que, na altura, se "sentia abandonado" pelo país.

A+ / A-

O município do Porto apresentou, esta terça-feira, o programa comemorativo que irá assinalar, ao longo de todo o ano, os 200 anos da Revolução Liberal de 1820.

O presidente da câmara, Rui Moreira, escolheu Pedro Baptista, antigo deputado do Partido Socialista, para comissário geral das comemorações e considera que delinearam uma “programação diversa e aberta a todos”, dirigida a “um público mais erudito e menos erudito”.

O objetivo é que todos percebam o significado desta revolução, num contexto em que os portuenses “se sentiam abandonados” pelo país, depois do que sofreram com as invasões francesas, explicou o líder do executivo.

As celebrações têm início a 20 de fevereiro, com uma exposição da Casa do Infante, que permanecerá aberta ao público até 6 de setembro. Até ao fim do ano, existirão várias outras iniciativas, entre concertos, congressos, colóquios, e ainda um ciclo de cinema.

o comissário das comemorações, Pedro Baptista, realçou a importância de assinalar esta efeméride “ao mais alto nível”, tendo em conta que foi um momento histórico que marcou “a entrada na modernidade” e demonstrou o papel do Porto na “afirmação patriótica da nacionalidade”.

Rui Moreira lamentou que a Assembleia da República tenha recusado o convite para se associar a este programa, tanto mais que encontrou grande adesão às celebrações por parte da sociedade civil, incluindo várias universidades e associações,

“Admitia que a Assembleia da República, passados tantos anos, apesar de estar em Lisboa, já não teria grande embaraço por o Porto comemorar esta Revolução. [Mas] recebi de um amanuense uma carta a dizer que a Assembleia da República não se queria associar a isto", afirmou Moreira, ressalvando, contudo, que irá convidar novamente o Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, por considerar importante a sua participação.

Para o dia 24 de agosto, data em que assinalam, de facto, os 200 anos desde este momento histórico, estão previstos um colóquio e um concerto. No dia anterior, acontecerá o desfile de São Bartolomeu, na Foz do Douro, que este ano terá esta revolução como tema.

A Revolução de 1820, que trouxe de volta para Portugal as Cortes instaladas no Brasil desde 1808 e abriu caminho para o constitucionalismo no país, teve início no Porto, pela mão do “Sinédrio”, um grupo liderado por Manuel Fernandes Tomás.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+