Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

ASAE apreende 150 quilos de carne e 200 unidades de bacalhau durante o Natal

11 jan, 2020 - 11:49 • Lusa

Cerca de 250 operadores económicos foram fiscalizados.

A+ / A-

A ASAE instaurou, durante a recente quadra festiva, nove processos-crime e 43 processos de contraordenação, tendo também apreendido 150 quilos de carne e 200 unidades de bacalhau, avaliados em cerca de seis mil euros.

Num comunicado divulgado neste sábado, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) precisa que os dados se referem à época que se inicia com os preparativos para o Natal e termina com a celebração do Dia de Reis.

De acordo com o comunicado, a ASAE esteve no terreno "no cumprimento da sua missão e face ao enorme acréscimo de procura dos consumidores, de modo a promover e a verificar a higiene, a segurança alimentar e a qualidade dos principais produtos alimentares que estão, tradicionalmente, na mesa dos portugueses".

"No âmbito de inúmeras ações de fiscalização em todo o território, dirigidas a retalhistas de produtos alimentares de todas as dimensões designadamente pastelarias, talhos, indústrias de pastelaria e panificação e 'lojas gourmet', foram fiscalizados cerca de 250 operadores económicos", adianta a ASAE.

Em causa estão, maioritariamente, crimes de “abate clandestino, fraude sobre mercadorias, especulação, uso ilegal de denominação de origem ou indicação geográfica e géneros alimentícios anormais avariados".

A autoridade destaca ainda "infrações relativas ao incumprimento de requisitos gerais e específicos de higiene, desconformidades ao nível da rotulagem dos géneros alimentícios", entre outros incumprimentos.

No comunicado, recorda ainda que "executa, diariamente, operações para verificação do cumprimento da regulamentação destinada a garantir a segurança alimentar dos géneros alimentícios, sendo que em épocas de maior consumo, em zonas de maior afluência ou em eventos de diferentes naturezas, esta incidência de fiscalização é intensificada".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+