Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Frederico Ricardo

Sporar por 8 milhões de euros? "Sporting não deveria deixar passar oportunidade"

08 jan, 2020 - 18:15 • José Pedro Pinto

Treinador português que na última época trabalhou na Eslováquia confirma, em Bola Branca, predicado goleador do internacional esloveno. "Jogador muito completo e será mais-valia para o Sporting", conclui Frederico Ricardo.

A+ / A-

Se o Slovan Bratislava abriu o "leilão" por Andraz Sporar e fixou a licitação entre os sete e os oito milhões de euros, a "pechincha" por um goleador completo para a frente de ataque não deveria deixar de ser aproveitada pelo Sporting.

A opinião é expressa, em Bola Branca, pelo treinador português que na época passada enfrentou o melhor marcador da Liga Eslovaca. Frederico Ricardo compara os mercados e a valorização dos campeonatos europeus, faz as contas e conclui que, por esses valores, é difícil encontrar melhor.

"Se ele [Andraz Sporar] estivesse na Liga Suíça ou na Bundesliga, valeria 20 milhões de euros", começa por salientar. "Por esse valor (7-8 milhões de euros) e atendendo às suas características e à posição que ocupa em campo, é um excelente negócio. O Sporting não deveria deixar passar esta oportunidade", sustenta o atual técnico do Bragança, do Campeonato de Portugal mas que na época passada orientou o Senica, na Eslováquia.

Sporar "tem tudo para dar certo" e para fazer esquecer Bas Dost

Conhecedor profundo das características do ponta de lança internacional esloveno, autor de 61 golos nas duas épocas e meia que leva de Slovan Bratislava, o treinador português de 40 anos não duvida: "Será uma mais-valia para o Sporting". E porquê?

"É um jogador muito completo, é um jogador de área, muito forte de pé esquerdo, pé direito e no jogo aéreo. Reúne condições muito interessantes para uma equipa 'grande'. Tem tudo para correr muito bem no Sporting", projeta, acerca de um avançado que está a ser disputado, entre outros, pelos escoceses do Celtic.

Nesta altura, Jorge Silas conta no plantel verde e branco com Luiz Phellyppe e de Pedro Mendes para o posto de "homem-alvo" do ataque. Face à inconstante produtividade do brasileiro e da necessidade de mais experiência do jovem português, um dianteiro com as características de Sporar assentaria que nem uma luva em Alvalade.

"É um jogador extremamente perigoso dentro da área e os números falam por si. Se analisarmos a equipa do Sporting, tem tudo para se enquadrar", prossegue, recordando que Sporar já contabiliza 21 golos na primeira metade da atual temporada.

Para Frederico Ricardo, a realidade é que o Sporting não conseguiu ainda encontrar um substituto à altura de Bas Dost, transferido para o Eintracht Frankfurt no fecho da janela de verão. Colocando ambos os goleadores na balança, o treinador chega inclusivamente ao ponto de considerar que o esloveno poderá servir bem melhor os interesses verde e brancos do que o alemão, que deixou pegada genética bem vincada em Alvalade.

"Depois da saída do Bas Dost, acho que falta um jogador com estas características, apesar de o Sporar ser um jogador mais móvel do que o Bas Dost e, na minha opinião, mais completo, uma vez que é um finalizador nato em todas as vertentes", completa.

Sporar: carreira goleadora e titulada

Andraz Sporar, de 25 anos, soma já 19 internacionalizações pela seleção "AA" da Eslovénia. Em 2018/19, foi o melhor marcador do campeonato da Eslováquia, ao serviço do agora bicampeão nacional, o Slovan Bratislava.

No currículo, sem o mesmo caráter prolífico, é certo, conta ainda com passagens pelo Basileia (um golo em 26 jogos), conquistando dois títulos de campeão suíço e pelos alemães do Arminia Bielefeld (dois golos em 10 partidas).

No seu país, foi formado no Interblock, transitando depois para o Olimpija Ljubljana, onde esteve durante três épocas e meia, sendo campeão nacional por uma ocasião, assinando 50 golos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+