Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pedro Sánchez investido primeiro-ministro de Espanha por dois votos

07 jan, 2020 - 13:35 • Redação

Governo de coligação PSOE/Podemos conseguiu 167 votos a favor, 165 contra e 18 abstenções.

A+ / A-

O socialista Pedro Sánchez foi esta terça-feira investido primeiro-ministro de Espanha, à segunda votação no Parlamento de Madrid.

Pedro Sanchéz recebeu luz verde para um novo mandato por uma curta margem. Conseguiu 167 votos a favor, 165 contra e 18 abstenções.

O novo Governo de Espanha será uma coligação entre o PSOE e o Unidas Podemos, de Pablo Iglesias.

A investidura de Sánchez põe fim a quase um ano de paralisia política em que liderou um executivo de gestão e a margem mínima de dois deputados que o elegeu leva a prever uma legislatura difícil.

O PSOE, de Pedro Sánchez venceu as eleições de novembro, com 28% dos votos, e chegou a um acordo com o Podemos para formarem uma aliança de governo.

Os dois partidos juntos não têm maioria no Parlamento e precisaram da abstenção dos independentistas catalães da ERC na votação desta terça-feira.

Na rede social Twitter, o líder do Podemos, Pablo Iglesias, congratulou-se pelo desfecho com a frase: "Sim, é possível".

O debate de investidura foi marcado por duras acusações. Pablo Casado, do PP, considera que os socialistas estão a abrir a porta a uma "mudança de regime" e critica o entendimento com a ERC.

Santiago Abascal, do partido de extrema-direita Vox, diz que o novo Governo resultado do "matrimónio entre a mentira e a traição".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+