Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministra da Justiça avisa que restrições financeiras vão continuar

06 jan, 2020 - 17:18 • Redação

No discurso de abertura do ano judicial, Francisca Van Dunem prometeu continuar a investir no combate à violência doméstica, crime que nesta altura lidera a criminalidade contra a vida.

A+ / A-

Veja também:


Apesar do excedente orçamental, a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, avisa que o setor irá continuar a sofrer restrições.

Perante todos os agentes da Justiça, reunidos esta segunda-feira à tarde na abertura formal do ano judicial, Francisca Van Dunem disse que, em matéria de recursos, nada mudou.

“Apesar do fim dos orçamentos deficitários mantêm-se contextos financeiros contingentes e por isso, teremos de continuar a conviver com constrangimentos decorrentes de variáveis sociais e políticas marcadas pela incerteza”, disse a ministra.

Francisca Van Dunem defende que no atual contexto os agentes do setor têm que saber manter “a prudência, o equilíbrio e o rigor.”

No discurso de abertura do ano judicial, a ministra da Justiça prometeu continuar a investir no combate à violência doméstica, crime que nesta altura lidera a criminalidade contra a vida.

“É ingente o reforço da prevenção e do apoio às vítimas de crimes violentos, em especial a violência doméstica - essa guerra silenciosa - que figura em primeiro plano nos números dos crimes contra a vida e que afeta maioritariamente mulheres e crianças”, defende a governante.

Para Francisca Van Dunem, a sensibilização e formação específica de todos os que intervêm na cadeia de deteção e da repressão “é essencial à prevenção da revitimação e ao êxito da resposta estadual”.

Essa resposta tem que ser “necessariamente articulada de instituições do Estado e de organizações não governamentais vocacionadas para o apoio às vítimas”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António dos Santos
    07 jan, 2020 Coimbra 01:00
    Como todos sabemos, a justiça não funciona, a justiça não é cega e a justiça esta muito atrasada na execução dos processos!! No entanto, perde-se tempo com as fantochadas das aberturas do ano judicial! Os juízes e o MP, foram agora aumentados principescamente, quando já estavam bem pagos, para o trabalho que fazem e responsabilidade que estão isentos. O dinheiro gasto nos aumentos, devia ser aplicado, nas estruturas que tenham carências e em casos de necessidade, admitir pessoal. A classe de juízes, deixam muito a desejar. Se analisarmos algumas as sentenças (a maioria), revelam muita incompetência dos juízes, que as preferem, em todos os níveis, ou são más por corrupção. TEM QUE HAVER UME DEPURAÇÃO PROFUNDA NO SISTEMA JUDICIAL, ABRANGENDO LEIS IDIOTAS QUE TEMOS.
  • lv
    06 jan, 2020 lx 19:28
    "restrições financeiras vão continuar" E juizes incompetentes e corruptos também vão continuar, mesmo ganhando acima do que merecem!

Destaques V+