A+ / A-

"London Calling", 40 anos. Do inverno do descontentamento ao Brexit

14 dez, 2019 - 15:01 • Sérgio Costa

O disco dos The Clash que pôs fim ao punk, mas deu voz à contestação aos cortes sociais de Thatcher, comemora quatro décadas em plena ascensão dos conservadores britânicos.

A+ / A-

"End low pay". Não é, mas seria um título ajustado a uma qualquer canção de "London Calling". O slogan, das sucessivas greves do inverno britânico 78/79, expressava o descontentamento da classe trabalhadora com a austeridade imposta após um humilhante resgate financeiro pedido pelo governo trabalhista de James Callaghan.

O desemprego ultrapassava a insustentável marca de 1 milhão de pessoas - o mais elevado do pós guerra - o número de trabalhadores sindicalizados ascendia aos 50% e os protestos não tinham fim. Cumpria-se, assim, a profecia punk "no future" lançada pelos Sex Pistols, naquele que ficou conhecido como o inverno do descontentamento.

Estava assim criado o cenário propício a uma mudança política e a uma inevitável explosão criativa tão característica de momentos de repressão ou crise.


Margareth Thatcher subia ao poder para aplicar amplas reformas vincadas por um robusto plano de privatizações e uma agressiva repressão anti-sindical. Políticas que, mais tarde, conduziram o desemprego a uma impensável marca de 12%.

Ao mesmo tempo, estava reservado aos The Clash o papel de agitador de consciências. A banda liderada por um rebelde filho de diplomata (Joe Strummer), sensível às questões sociais, e por um arruaceiro profissional (Mick Jones), traduziria essa consciente agressividade num dos mais relevantes discos da música contemporânea.

"London Calling" é um disco politizado, uma cacetada no sistema que encheu de entusiasmo quem via fugir direitos e qualidade de vida. Com "London Calling", os Clash descrevem um mundo alegadamente viciado pela corrupção, um mundo injusto, onde, por isso, rapazes e raparigas teriam forçosamente de sair às ruas " come out of the cupboard, you boys and girls" .

O tema que dá título à obra é também, 40 anos antes do fenómeno Greta Thunberg, um grito de consciência ambiental. "The ice age is coming, the sun is zooming in/Meltdown expected, the wheat is growin' thin", é um alerta para os perigos do nuclear.

No entanto, "London Calling" não se resume a um grito de luta. Ironicamente, é o disco que arrefece o punk, então um movimento quase resumido à estética e de reduzido conteúdo ideológico. O álbum espelha a ambição experimentalista da banda, arriscando a entrada nos universos ska e pop ("Train in Vain", um dos temas preferidos de Strummer, entra facilmente numa lista das melhores canções de sempre), naquele que foi um passo de globalização sonora.

40 anos depois, o Reino Unido volta a expressar o sentimento isolacionista e, ironia ou não, a classe trabalhadora dá uma expressiva maioria ao partido conservador (antes de Thatcher, agora de Boris Johnson) acreditando que o fim da ligação à União Europeia será a solução para os problemas do seu dia a dia.

Se ainda por cá estivesse, certamente Joe Strummer tentaria encontrar as razões pelas quais o grito de revolta está agora do outro lado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+