Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Israel

Netanyahu declara "vitória gigante" nas primárias dos nacionalistas-conservadores

26 dez, 2019 - 23:34 • Redação com Lusa

A liderança do Likud foi disputada por Benjamin Netanyahu e Gideon Saar, ex-ministro da Educação e dos Assuntos Internos em governos de... Netanyahu. Primeiro-ministro foi acusado em novembro pelo procurador-geral de suborno, fraude e abuso de confiança em três casos de corrupção. Eleições gerais israelitas agendadas para março.

A+ / A-

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, declarou-se esta quinta-feira, numa publicação na rede social Twitter, vencedor nas eleições primárias para a liderança do partido Likud. "Uma vitória gigante", escreveu Benjamin Netanyahu naquela rede social, cerca de uma hora depois do fecho das urnas.

A vitória nas primárias permitirá a continuidade de Netanyahu à frente do partido nacionalista-conservador Likud (direita) e encabeçar a lista do partido nas futuras eleições gerais israelitas, agendadas para março de 2020.

A liderança do Likud foi disputada por Benjamin Netanyahu e Gideon Saar, antigo deputado e ex-ministro da Educação e dos Assuntos Internos em governos de Netanyahu, considerado como uma "estrela ascendente" da política israelita.

Netanyahu é o líder israelita que se manteve mais tempo em funções, mas está enfraquecido devido à decisão da procuradoria-geral que o indiciou por três casos de corrupção e ainda pelo fracasso na formação este ano de um novo executivo de coligação. O primeiro-ministro foi acusado em novembro pelo procurador-geral, Avichai Mandelblit, de suborno, fraude e abuso de confiança em três casos de corrupção. A lei israelita determina que qualquer ministro indiciado pode perder o cargo, exceto o primeiro-ministro.

Enquanto os diversos opositores de Netanyahu exigiram a sua demissão devido às graves suspeitas de corrupção, Saar defendeu a necessidade de o partido ter um novo líder, pelo facto de o primeiro-ministro em funções não ter conseguido formar um governo de coligação estável.

No dia 12 de dezembro, os advogados de Netanyahu anunciaram que o primeiro-ministro abandonava as pastas (Saúde, Agricultura e Diáspora) que acumula no executivo, mas mantendo-se como chefe do Governo. O anúncio aconteceu um dia depois dos deputados israelitas terem aprovado a dissolução do parlamento e convocado novas legislativas para 2 de março, as terceiras no período de um ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+